MP participa de audiência pública pela erradicação do trabalho infantil em São Sebastião
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de São Sebastião, participou de audiência pública, naquele município, para tratar da promoção de políticas públicas voltadas à prevenção e erradicação do trabalho infantil. Na ocasião, a promotora de Justiça, Viviane Karla, afirmou ser indispensável a implantação de projetos que culminem na proteção do público infantojuvenil.
“Não adianta apresentarmos um discurso bonito e abstrato de que o trabalho infantil é proibido e tão somente isso. O discurso deve ser acompanhado da execução de políticas públicas que permitam uma assistência mais significativa tanto para crianças quanto para adolescentes”, enfatiza a promotora Viviane Karla.
No Município de São Sebastião, segundo a promotora, além de atividades desempenhadas no contraturno escolar, foi implantado aos sábados, dia de feira livre do município, um projeto que tem como propósito desenvolver atividades esportivas com as crianças e adolescentes.
“O referido projeto tem uma aderência bastante positiva, de modo que os menores que antes trabalhavam na feira, fazendo carregos ou ajudando os pais, agora desenvolvem atividades lúdicas e esportivas. E isso é permitir que tenham um futuro digno, pautado na cidadania, no cumprimento das leis. E o Ministério Público estará sempre buscando a garantia dos seus direitos”, ressalta a promotora.
Durante a audiência pública, foi reafirmado que a criança precisa estudar, brincar e aprender. Também de que é preciso eliminar a cultura de que o trabalho infantil é normal e isso, afirma a representante ministerial, “só é possível por meio de ações e intensos debates”.
“O trabalho infantil é uma exploração que atropela todo o desenvolvimento da criança, suas fases, atribuindo-lhe responsabilidades e isso afeta em todos os aspectos. Na escola, por exemplo, além do baixo rendimento e evasão escolar, apresenta ainda consequências prejudiciais à saúde, e muitas desenvolvem problemas fisiológicos e até psicológicos”, conclui a promotora Viviane Karla.
Veja também
Últimas notícias
Forças do DF se reúnem para definir estratégia em caminhada de Nikolas
PCAL prende suspeito de homicídio ocorrido em São Sebastião
Prefeito Carlos anuncia Festival de Verão de Rio Largo com atrações nacionais e Camarote Acessível
Homem é vítima de roubo de celular no Centro de Arapiraca
Homem é baleado em tentativa de homicídio em Arapiraca
PM recupera motocicleta roubada horas após crime em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
