Produtores rurais aprendem técnicas de inseminação artificial de bovinos
Capacitação promovida pela Seagri e ministrada no Parque Mair Amaral, em Batalha, será concluída nesta sexta-feira (24)
O Centro de Capacitação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), no Parque Mair Amaral, em Batalha, sedia mais uma edição – a última deste ano – do curso de Inseminação Artificial em Bovinos para pequenos produtores rurais e estudantes. As aulas teóricas e práticas encerram-se nesta sexta-feira (24), com a entrega de certificados aos participantes.
A capacitação, que faz parte das ações da Seagri, é uma iniciativa do Governo de Alagoas e tem como finalidade o melhoramento genético de rebanhos, ensino e doações de sêmen, equipamentos e materiais para a inseminação.
Como destaca o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Henrique Soares, a capacitação visa promover a difusão de genética diferenciada entre os animais dos pequenos produtores rurais, e que vai resultar em aumento da produtividade de leite.
“Essa iniciativa do Governo, além de dar a oportunidade aos pequenos produtores de uma formação técnica, melhora o rebanho e sua produtividade”, explica o secretário Henrique Soares.
Aléfi Eduardo Bonfim, de Jundiá, trabalha numa propriedade rural e aproveitou o curso para aprender a técnica de inseminação artificial em bovino e aplicar em sua atividade na fazenda Tucano. “Aprender nunca é demais e o curso vai agregar com meu trabalho”, reconhece.
Como informa o coordenador do curso, Luiz Gustavo Santos, zootecnista da Seagri, em 2018 a capacitação já beneficiou 150 pessoas, entre pequenos produtores e estudantes. “O curso tem 40 horas, com duração de uma semana e traz benefícios para os participantes”.
Ministrado pelo médico veterinário Rogério Madeiro, o curso tem duas etapas: a parte teórica, sobre as vantagens da inseminação artificial, características do sêmen cuidados e manuseio com o botijão criogênico; e a parte prática, com os animais criados no parque.
Crislane Moura, aluna do curso de Zootecnia da Ufal Campus Arapiraca, uma das participantes da capacitação, afirma que se identifica muito com a área de produção e pretende ser multiplicadora do que vai aprender com as aulas. “Além do melhoramento genético do rebanho, melhora a produtividade e a renda dos pequenos produtores”.
Integram a comissão do curso de Inseminação Artificial em Bovinos, Gustavo Santos, Rogério Madeiro, Maria Leda, José Matias e Milton Pereira.
Veja também
Últimas notícias
Unimed Maceió é condenada a indenizar paciente bariátrica por negar cirurgia reparadora
Girau do Ponciano supera meta e vacina mais de 90% dos animais domésticos
Edição 2025 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza mais de 4 mil de estudantes em Arapiraca
Arapiraca vai ganhar duas novas vias para interligar três bairros da cidade
Estudo mercadológico da Seturec aponta novos setores que fortalecem a economia de Penedo
Nasce 'Bebê Prefeita' da Semana do Bebê de Palmeira dos Índios: Amora recebeu visita da prefeita Tia Júlia
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
