Produtores rurais aprendem técnicas de inseminação artificial de bovinos
Capacitação promovida pela Seagri e ministrada no Parque Mair Amaral, em Batalha, será concluída nesta sexta-feira (24)

O Centro de Capacitação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), no Parque Mair Amaral, em Batalha, sedia mais uma edição – a última deste ano – do curso de Inseminação Artificial em Bovinos para pequenos produtores rurais e estudantes. As aulas teóricas e práticas encerram-se nesta sexta-feira (24), com a entrega de certificados aos participantes.
A capacitação, que faz parte das ações da Seagri, é uma iniciativa do Governo de Alagoas e tem como finalidade o melhoramento genético de rebanhos, ensino e doações de sêmen, equipamentos e materiais para a inseminação.
Como destaca o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Henrique Soares, a capacitação visa promover a difusão de genética diferenciada entre os animais dos pequenos produtores rurais, e que vai resultar em aumento da produtividade de leite.
“Essa iniciativa do Governo, além de dar a oportunidade aos pequenos produtores de uma formação técnica, melhora o rebanho e sua produtividade”, explica o secretário Henrique Soares.
Aléfi Eduardo Bonfim, de Jundiá, trabalha numa propriedade rural e aproveitou o curso para aprender a técnica de inseminação artificial em bovino e aplicar em sua atividade na fazenda Tucano. “Aprender nunca é demais e o curso vai agregar com meu trabalho”, reconhece.
Como informa o coordenador do curso, Luiz Gustavo Santos, zootecnista da Seagri, em 2018 a capacitação já beneficiou 150 pessoas, entre pequenos produtores e estudantes. “O curso tem 40 horas, com duração de uma semana e traz benefícios para os participantes”.
Ministrado pelo médico veterinário Rogério Madeiro, o curso tem duas etapas: a parte teórica, sobre as vantagens da inseminação artificial, características do sêmen cuidados e manuseio com o botijão criogênico; e a parte prática, com os animais criados no parque.
Crislane Moura, aluna do curso de Zootecnia da Ufal Campus Arapiraca, uma das participantes da capacitação, afirma que se identifica muito com a área de produção e pretende ser multiplicadora do que vai aprender com as aulas. “Além do melhoramento genético do rebanho, melhora a produtividade e a renda dos pequenos produtores”.
Integram a comissão do curso de Inseminação Artificial em Bovinos, Gustavo Santos, Rogério Madeiro, Maria Leda, José Matias e Milton Pereira.
Veja também
Últimas notícias

Caio Bebeto repudia maus-tratos a cavalo no Benedito Bentes e cobra punição aos responsáveis

Cabo Bebeto critica veto de Paulo Dantas a projeto que beneficia pessoas com deficiência em Alagoas

Caio Bebeto alerta sobre exploração de crianças em situação de rua e pede união de forças

Projeto de Alfredo Gaspar torna crimes contra agentes de segurança hediondos

Hospital Metropolitano salva moradora de União dos Palmares com tumor no rim

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
