Proposta exige indenização de quem comete crime ambiental
Quem tiver cometido um crime ambiental poderá ser obrigado a fazer ou deixar de fazer algo para reparar o dano

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 10526/18, do deputado Augusto Carvalho (SD-DF), que permite condenar quem cometeu crime ambiental a reparar a lesão e ainda indenizar.
Pela proposta, quem tiver cometido um crime ambiental poderá ser obrigado a fazer ou deixar de fazer algo para reparar o dano, como reflorestar uma área. Além disso, poderá ser condenado a uma indenização nos casos de ação civil pública de direito ambiental.
Segundo Carvalho, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sustenta que uma obrigação não pode excluir a outra. “A cumulação de obrigação põe o foco em parcela do dano que, embora causada pelo mesmo comportamento, apresenta efeitos futuros, irreparáveis ou intangíveis”.
O texto inclui a possibilidade na regulamentação da Ação Civil Pública (Lei 7.347/85) e na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (6.938/81).
Carvalho afirmou que o texto, incorpora na legislação “importantes avanços jurisprudenciais” sobre a responsabilidade civil ambiental.
Tramitação
A proposta precisa ser analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Veja também
Últimas notícias

Cabo Bebeto denuncia abandono de jovem no pós-parto e cobra providências do Estado

Árvore cai, atinge carro, fiação e interdita avenida em frente ao terminal de ônibus do Benedito
Renan Filho e JHC: Lula pode subir em dois palanques diferentes em 2026

Fóssil descoberto no Brasil lança luz sobre origem dos dinossauros

STF retoma julgamento sobre responsabilização de redes sociais por conteúdo de usuários

Gripe aviária: ministro da Agricultura afirma que foco foi contido
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
