Senadores dos EUA condenam programa de envio de médicos de Cuba como tráfico de pessoas
Resolução cita médicos cubanos que estavam alocados no Brasil pelo programa Mais médicos

O programa cubano que exporta médicos para outros países do mundo se qualifica como tráfico de pessoas, segundo uma resolução apresentada no Senado dos EUA nesta quinta-feira.
A resolução cita especificamente cerca de 8,3 mil médicos cubanos que estavam recentemente alocados no Brasil sob um contrato com o governo de Cuba, no âmbito do programa Mais Médicos.
Em novembro, Cuba retirou os médicos do Brasil depois de críticas do então presidente eleito, Jair Bolsonaro, que classificou o programa de “trabalho escravo”. Bolsonaro tomou posse em 1º de janeiro.
Bolsonaro criticou o fato do governo de Cuba ficar com a maior parte dos salários pagos aos médicos e que os profissionais não tinham permissão de trazer seus familiares ao Brasil.
Cuba possui um respeitado serviço de saúde e arrecada divisas externas enviando mais de 50 mil trabalhadores de saúde para mais de 60 países.
A condenação --apresentada por iniciativa do senadores Bob Menendez, democrata de Nova Jersey, e Marco Rubio, republicano da Flórida-- é em grande medida simbólica, tendo como objetivo chamar atenção para a situação, e não penalizar ninguém.
“As informações recentes vindas do Brasil mostram que o governo cubano lucra com suas missões médicas estrangeiras patrocinadas pelo Estado, que são vendidas como diplomacia médica, mas se parecem muito mais com servidão contratada”, disse Menendez em um comunicado.
Os Estados Unidos e Cuba possuem relações conturbadas desde que o falecido líder Fidel Castro assumiu o poder na revolução de 1959.
Veja também
Últimas notícias

Cinco vereadores voltam a faltar e bloqueiam mais uma sessão da Câmara: sabotagem contra o povo de Novo Lino se repete

Lula sanciona lei que cria política nacional para enfrentamento do HPV

Vídeo mostra momento em que homem sofre atentado a tiros dentro de carro na Ponta Verde

Estudantes da Rede Estadual estão entre as 10 melhores judocas do país na classe cadetes

Hemoal promove coletas externas em Coruripe e Delmiro Gouveia, nesta quinta (24)

Vice-prefeito coordena reunião com técnicos do Fonplata sobre novo Mercado da Produção
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
