MP considera crime ação em ‘vídeo que revela fraude nas urnas eletrônicas’
Gravação viralizou durante as eleições 2018

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) acredita que aconteceu crime na gravação e divulgação de um vídeo que se tornou viral durante as eleições 2018: nele, dois homens aparecem em uma zona eleitoral promovendo desordem e afirmando que as urnas eletrônicas faziam parte de um esquema de fraudes.
“O MPDFT se manifestou favoravelmente à abertura de procedimento criminal contra os policiais militares Hércules Alves Viana e Ivomar Vieira Padre. Eles gravaram e divulgaram vídeo sobre suposta fraude no primeiro turno das eleições, em 7 de outubro de 2018, o que constituiria crime eleitoral”, afirma o Ministério em nota.
Thiago Pierobom, promotor de Justiça que se manifestou sobre o caso, adicionou que os militares “não seguiram o protocolo de atuação e assumiram o risco de contribuir para a perturbação da normalidade dos trabalhos eleitorais”.
Como nota o MPDFT, o código eleitoral em seu artigo 296 prevê como crime “promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais”. Caso uma pessoa seja condenada neste artigo, ela pode ser presa por dois meses e ter que arcar com pagamento de multa.
O MPDFT ainda acredita que os policiais reforçaram as fake news (notícias falsas) com a viralização do vídeo. “Os fatos não podem ser descontextualizados do momento em que ocorreram, quando circulavam pelas redes sociais diversas mensagens levianas questionando a credibilidade do processo eleitoral de votação eletrônica. Algumas dessas mensagens, inclusive, orientando os eleitores a realizar gravações do momento de votação, o que é ilícito”, completou Pierobom. O promotor de Justiça requereu à Justiça Eleitoral a designação de audiência preliminar para proposta de transação penal”, finalizou Pierobom.
Veja também
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
