Campanha Janeiro Branco alerta para os cuidados com a saúde mental
Arapiraca vai realizar ações em UBS da cidade
A Campanha Janeiro Branco, a maior do mundo em prol de uma cultura da Saúde Mental, está na sua 6ª edição. E a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, organizou uma série de atividades dentro da temática “Saúde mental e bem-estar: quem cuida da mente, cuida da vida”.
A proposta é chamar a atenção das pessoas para entenderem a importância da prevenção ao adoecimento emocional. E lembrar que a saúde mental – e emocional – é tão importante quanto a do resto do corpo para a qualidade e vida. “Outro ponto importante é trabalhar para a extinção do preconceito que ainda envolve o tema”, destacou Cledja Almeida, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca (Raps).
A campanha ganha ainda mais sentido quando se observa dados de pesquisas, a exemplo da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão, segundo a ONU, a patologia já é considerada a principal causa de problemas de saúde e incapacidade em todo o mundo.
Estima-se ainda que o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo. E no ranking da depressão, os brasileiros aparecem em quinto lugar. Chama a atenção o fato de que a doença pode afetar qualquer pessoa, independente de idade ou história pessoal. E prejudicar os relacionamentos, interferir no trabalho e diminuir seu senso de autoestima, por exemplo.
“A proposta da Raps é estimular a criação de uma cultura da saúde mental no município e, ao mesmo tempo, difundir um conceito ampliado sobre o assunto. É importante que as pessoas entendam que a depressão não é frescura. E mesmo em estágio mais grave, ela pode ser superada com o tratamento adequado. É necessário que as pessoas conversem sobre o assunto e reflitam sobre suas condições emocionais, os seus relacionamentos interpessoais e sua qualidade de vida”, ressaltou Cledja Almeida.
Programação
De 22 a 31 de Janeiro, a programação ganha destaque, com ações pontuais em locais específicos, a exemplo das Unidades Básicas de Saúde, espaços públicos e Centros Especializados. Mas o assunto é trabalhado o ano inteiro pela Raps, que organiza, mensalmente, o Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Ficsmad), aberto à sociedade. E atua em parceria com diferentes segmentos, a exemplo de desenvolvimento social, educação e esporte.
Para a realização das ações, a coordenadora cita setores da Secretaria Municipal de Saúde, a exemplo do Caps, Caps AD, Nasf, Cerest, Promoção da Saúde, Programa de Tuberculose e Hanseníase. Além do apoio da subsede do Conselho Regional de Psicologia
Últimas notícias
Crianças ficam feridas após cair de sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
