Direitos Humanos

Mulheres acusam pastor de tortura física e psicológica em Pernambuco

Acusado dirigia casa de recuperação que abrigava mulheres e crianças

Por G1 17/01/2019 10h10
Mulheres acusam pastor de tortura física e psicológica em Pernambuco
Vítima afirma que ela e filhos foram torturados dentro de casa de recuperação - Foto: G1

O pastor Eddy de Jesus, que dirige a casa de recuperação Chácara Jovem Resgate, no município de Cabo Santo Agostinho, na Grande Recife (PE), foi preso acusado de praticar violência física e psicológicas contra as mulheres e crianças internas.

"Esse homem é um psicopata, é um monstro. Ele batia na gente e só sossegava quando via sangue escorrendo", denunciou uma das vítimas, de 22 anos, sobre os cinco meses de internamento no local, que segundo a Policia Civil não tinha autorização para funcionar.

"Eu passei noites de terror lá. Estou muito assustada com essa situação. O que ele fazia com a gente, não se faz nem com um bicho. Ele é muito agressivo. 'Dava' de mangueira, de barrote. Ele já agrediu até meus dois filhos, um de 5 e um de 3 [anos]", afirma a vítima, que deu entrevista para uma emissora de televisão na condição de não ter a identidade revelada.

Na última terça-feira (15), nove mulheres e três crianças prestaram depoimentos na Polícia Civil e relataram momentos traumáticos vividos no abrigo. As vítimas afirmaram ainda que além da tortura, ainda eram ameaçadas para manter em sigilo as agressões até mesmo dos familiares. Quando "desobedeciam", eram castigadas fisicamente e proibidas de receber visitas ou ligações.

Outra vítima relatou, em entrevista, que foi obrigada a dormir em um quarto sem luz e com cobras. "Lá era um tratamento, mas nem parecia. A gente deveria ser tratada e não maltratada. Eu era uma das vítimas que ia para o quatro das cobras. Eu já passei dois dias lá sem comer e sem lâmpada. Ele batia na minha cara, eu fui algemada e tudo", diz a jovem.

Antes de ser preso, o pastor Eddy de Jesus, fundador do Ministério Pentecostal, negou qualquer tipo de ameaças ou maus-tratos, especialmente usando cobras. Ele afirmou que as serpentes entravam na casa usando árvores próximas ao telhado e alegou que o único castigo imposto era de "se recolher". Segundo ele, o tratamento no local era feito apenas com "orientação espiritual".