229 projetos de privatização e concessão estão em andamento no país, 3 deles em AL
Em 2018, apenas 12% saíram do papel, mas 31 projetos devem ir à leilão no primeiro semestre

Em meio à mudança de governos federais e estaduais, o ano começou com perspectivas com avanço na agenda de privatizações e concessões no país. Conforme levantamento feito pelo G1, pelo menos 229 projetos de estão em andamento no país. E esse número deve aumentar, uma vez que a equipe do governo Bolsonaro e novos governadores prometeram ampliar o número de estatais e sibsidiárias colocadas à venda.
Em Alagoas, além da distribuidora da Eletrobras, cujo processo já foi concluído, estão em andamento a concessão para ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto Zumbi dos Palmares, já em fase final. Além dessa, a conceção de espaços no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e a Ceasa Alagoas estão em fase inicial.
Apesar do tema desestatização ter entrado de vez nos planos dos governos, a transferência de ativos e projetos para a iniciativa privada se manteve em ritmo lento no último ano, frente às incertezas da corrida eleitoral, dificuldades na elaboração de estudos técnicos e modelagem, além de obstáculos políticos e brigas judiciais.
Em 1 ano, apenas 12% dos projetos de privatização e concessão saíram do papel. Dos 238 projetos de desestatização listados pelo G1 em janeiro do ano passado, apenas 28 foram concluídos (3 apenas parcialmente), mediante a realização de leilão, venda do controle ou participação acionária, ou liquidação da estatal.
Por outro lado, de lá para cá, outros 26 novos empreendimentos entraram na lista de projetos em andamento, e 7 da lista original foram excluídos por decisão dos governos ou falta de viabilidade econômica. Com isso, são atualmente ao menos 229 projetos em curso: 69 do governo federal, 103 de 14 estados e do DF, e 57 de prefeituras de 8 capitais.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira prepara Cristo do Goiti para a Semana Santa e fecha espaço

Prefeitura de Penedo faz preparo de solo e oferta assistência técnica para incentivar produção de arroz

Arapiraca ganha reconhecimento nacional pelo trabalho no combate à tuberculose

Suspeito de praticar roubo na Paraíba é preso no Centro de Maceió

Prefeitura lança novo sistema de solicitações de limpeza e iluminação via WhatsApp

Polícia flagra jovem pilotando moto irregularmente em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
