Conter e Vigilância Sanitária confirmam que artefato encontrado em ferro velho de Arapiraca traz riscos para a população
Achado de suposta cápsula de Césio-137 teve repercussão nacional

A informação sobre o achado de uma cápsula que supostamente continha Césio-137 em um ferro velho em Arapiraca, na tarde da última terça-feira (22), ganhou repercussão nacional. Reportagens em veículos de comunicação ressaltavam o risco de acidente radioativo, semelhante ao ocorrido em 1987 em Goiânia, quando centenas de pessoas foram contaminadas depois que catadores de lixo manipularam artefato similar ao encontrado no Agreste alagoano.
O Conselho Nacionral de Técnicos em Radiologia (Conter), emitiu nota informando que o artefato não apresenta risco de acidente radioativo. "O elemento suspeito é apenas uma ampola de raios X, que não contém Césio-137. O artefato não oferece qualquer risco para a saúde. A ampola não contém e não emite radiação ionizando nas condições em que se encontra. A peça só produz raios X quando acionada no equipamento, por meio da energia elétrica", informou.
A nota da entidade foi utilizada como base para a reportagem veiculada na manhã de hoje (23), no Bom Dia Brasil da TV Globo, que afirmou estar descartada a possibilidade de acidente radiológico ocorrido em Goiânia no passado e que a primeira informação divulgada pela prefeitura de Arapiraca sobre o caso não tinha embasamento científico.
A Vigilância Sanitária Municipal confirmou na manhã de ontem que material não contém Césio. O coordenador do órgão, Edilson Melo, declarou que, apesar de ocorrer algum risco de radiação, está descartada a hipótese de acidente de grandes proporções.
"Existiria o risco para a pessoa, se o tubo tivesse sido aberto, mas agora ele está em um local seguro. Não há mais risco que isso aconteça", afirmou.
Segundo a prefeitura, a ampola passou pela análise da Máxima, empresa que faz recolhimento de material químico e radioativo.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura realiza ação informativa sobre direitos de mulheres pacientes com câncer

Prefeitura de Arapiraca realiza 5ª entrega de enxovais do projeto “Mãe Arapiraquense” nesta quinta (23)

Junqueiro sedia o Festival “Fique Leve” e recebe usuários do CAPS de toda a região

Suspeito de atirar em motociclista durante briga de trânsito em Penedo é indiciado pela Polícia Civil

Caso Maria Katharina: Justiça revoga prisão de pai da criança encontrada morta em estábulo
![[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes](https://img.7segundos.com.br/wQNu4mzCv0ASH9TbT1KGVz2zy-Y=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/1de2da43-9033-426f-a2c8-fb2ed70f3d87.jpeg)
[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
