Zema pede agilidade para punir responsáveis por rompimento de barragem
"Temos posição, que é a punição exemplar dos envolvidos", afirmou o governador de Minas Gerais

Em entrevista à imprensa neste sábado (2), o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) pediu agilidade para a punição dos responsáveis pelo rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho no dia 25 de janeiro.
"Temos posição, que é a punição exemplar dos envolvidos. Uma Justiça que é feita como no caso de Mariana, onde os processos já estão anos atrasados, onde pessoas depois de anos não tiveram solução, deixa de ser Justiça. Nosso grande foco é em relação à agilidade que o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Advocacia Geral do Estado e Advocacia Geral da União devem dar", disse o governador.
"Uma tragédia como essa é algo inadmissível, então todas as medidas necessárias serão tomadas para que aqueles afetados tenham condições de voltar a viver suas vidas", completou.
Segundo Zema, o governo vai repensar os critérios de autorização de mineração. O advogado-geral da União André Mendonça, que também participou da coletiva, disse que a Vale tem apresentado resistência no cumprimento de suas obrigações.
"Precisamos de atos que demonstrem responsabilidade pelo que aconteceu, como o pagamento imediato de indenizações, transparência nos dados, proatividade no sentido de recompor os estragos causados. Esperamos respostas efetivas e rápidas por parte da Vale com relação ao desastre", afirmou.Os moradores do Parque da Cachoeira, na região atingida pela lama, fizeram uma lista de reivindicações durante assembleia. Entre elas, a avaliação urgente do material da barragem e a isenção no pagamento água, luz e IPTU.
Às autoridades, o Movimento dos Atingidos por Barragens fez a recomendação de que seja feita a contratação de análises técnicas sobre o acidente em instituições independentes e sem interferência da Vale. Com informações da Folhapress.
Veja também
Últimas notícias

Homem é morto a tiros dentro de carro em conjunto habitacional de Rio Largo

"Não saímos de casa para apanhar": Presidente do Coren-AL repudia agressão a enfermeira em hospital de Girau do Ponciano

Polícia Civil avança na investigação da morte do adolescente Gabriel Lincoln em Palmeira dos Índios

Leonardo Dias cobra regulação de paciente durante visita a UPA

Alexandre Ayres destina R$ 100 mil ao FRATEA, em União, e reforça compromisso com o tratamento do autismo

Mulher perde controle de veículo e colide com muro de supermercado na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
