Vereador ainda analisa se irá recorrer para reaver cargo na Câmara de Arapiraca
Desembargador deferiu tutela de urgência recursal e Jário Barros deve assumir
Ainda não chegou ao fim o imbróglio sobre a presidência da Câmara Municipal de Arapiraca. Um despacho publicado na quinta-feira (07), preferido pelo desembargador Celyrio Adamastor, afasta o atual presidente Leandro Barbosa de Almeida (MDB), o Leo Saturnino, e devolve o cargo ao vereador Jario Marques de Barros (PRP), o Jário Barros.
Em sua decisão, o magistrado cita o princípio de interna corporis e entende que a decisão do desembargador plantonista, Elielson dos Santos Pereira - que negou o pedido de suspensão da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Arapiraca - incorre na intervenção do Poder Judiciário sobre o Poder Legislativo.
No primeiro dia do ano, a então presidente Graça Lisboa ainda tentou recorrer da decisão, mas o desembargador Otávio Praxedes, presidente do TJ e plantonista a época, negou o pedido e garantiu a posse de Saturnino. “O judiciário não pode interferir. Meu despacho é taxativo e está hasteado em várias decisões do STF”, declarou Celyrio Adamastor, com exclusividade ao 7Segundos.
Em trecho do despacho e desembargador afirma:
Ante o exposto, com esteio nas razões acima expostas, reconsidero a decisão de fls. 210/213, da lavra do Desembargador Plantonista, ao passo que DEFIRO A TUTELA DE URGÊNCIA RECURSAL, na forma em que pleiteada, ou seja, no sentido de restabelecer “os efeitos da Resolução n.º 03/2018 (aprovada em 28 de dezembro de 2018 nos termos do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Arapiraca), a qual alterou as regras de votação da mesa diretora para o 2º biênio, bem como os efeitos da decisão que revogou a eleição ocorrida no dia 04 de maio de 2017, garantindo-se a posse dos eleitos” e determinando, por consequência lógica, a destituição dos vereadores integrantes da chapa eleita pela Resolução n.º 315/2017, observados os respectivos cargos, caso tenham tomado posse na mesa diretora, em 01/01/2019.
O agravo de instrumento se deu em decisão monocrática e o vereador pode recorrer ao colegiado do Pleno.
Também procurado pelo 7Segundos, o vereador Leo Saturnino afirmou que estava viajando e ainda não recebeu a intimação que recucunduz ao cargo de presidenete da Câmara Jário Barros. Sobre a decisão do magistrado, ele disse que vai respeitar de mesmo modo que seus pares deveriam ter respeitado as duas decisões que antecederam o despacho de Celyrio e que ainda se reunirá com seu jurídico para analisar se irá recorrer ou não da decisão.
Relembre o caso:
Em maio de 2017, por unanimidade, os 17 vereadores decidiram antecipar a eleição da Mesa Diretora e escolheram Léo Saturnino como presidente. Em dezembro do ano passado, uma sessão extraordinária foi realizada e aprovada a anulação da mesma. No dia seguinte, uma votação foi realizada na casa legislativa e uma nova Mesa Diretora foi eleita, com Jário Barros como presidente. A reviravolta ocorreu no dia 31 de dezembro, quando o juiz Elielson dos Santos Pereira atendeu o pedido de Saturnino, anulou a eleição de Jairo e determinou a posse imediata do vereador. No primeiro dia do ano, a então presidente Graça Lisboa ainda tentou recorrer da decisão, mas o desembargador Otávio Praxedes, presidente do TJ e plantonista a época, negou o pedido, o que garantiu a posse de Saturnino.
Veja também
Últimas notícias
Academia Portocalvense inicia projeto “Família: célula-mãe da sociedade”
Saúde de Maceió abre inscrições para a I Conferência de Prevenção do Câncer de Mama
Arapiraca e MPF firmam parceria para segunda edição do Pop Rua Jud
Prefeito de Marechal Deodoro se rende ao bolsonarismo para evitar ser ‘engolido’ em 2028
Justiça suspende obra da nova sede da Assembleia Legislativa a pedido da Prefeitura
MC Gui é assaltado dentro de caminhão em Campina Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
