Ano letivo começa sem merenda em escolas de Olivença
Em pelo menos duas escolas da zona rural, alunos estudam com fome
Estudantes de duas escolas na comunidade Fazenda Nova, município de Olivença, tiveram uma ingrata surpresa no início do ano letivo. Denúncias feitas por familiares de alunos das escolas Capitão Yoyo e Divaldo Suruagy dão conta que está faltando merenda escolar nas duas unidades.
"Tenho quatro sobrinhos que estudam no povoado Fazenda Nova, nas escolas municipais Capitão Yoyo e Divaldo Suruagy. Eles estão chegando em casa reclamando que não tinha merenda na escola", afirmou um dos denunciantes, que pediu para não ter o nome divulgado.
As aulas do ano letivo da rede municipal começaram no último dia 18 em Olivença, mas os contratos para aquisição de alimentos celebrados em maio do ano passado continuam vigentes. O município tem contrato com a Cooperatica de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de São José da Tapera, no valor estimado de R$ 111.650, e com a Associação Agropecuária de Produtores de Leite de Poço das Trincheiras, no valor de R$ 62.900. Ambas com validade até o dia 30 de maio deste ano.
Outra denúncia, feita por um blog, também confirma que os alimentos não estão chegando às escolas da rede municipal e chega a usar o termo "merenda fantasma", ao questionar os valores contratados com as associações.
A prefeitura de Olivença encaminhou nota se posicionando sobre a denúncia:
A respeito da distribuição da merenda escolar, nas Escolas Capitão Yoyô e Divaldo Suruagy, no Povoado Fazenda Nova, a Prefeitura de Olivença esclarece que a Secretaria Municipal de Educação dispõe de uma merenda escolar de qualidade que é orientada pela nutricionista Michaelle Aquino Rodrigues. A Secretaria realiza ainda o acompanhamento nas escolas e treinamentos com as merendeiras sempre priorizando a qualidade do alimento servido para os alunos. As aulas iniciaram na segunda-feira (18), e os locais de armazenamento de merenda, ainda possuem merenda do ano passado. Um novo pedido de merenda já foi feito, com previsão para chegar na próxima sexta-feira (01).
Desde o início da gestão, as escolas possuem um cardápio diversificado e nutritivo feito com produtos da agricultura familiar e a cada semana o cardápio é reajustado de acordo com o teor nutricional e aceitação dos alunos.
A merenda é servida tanto na zona Urbana quanto na zona Rural e são atendidos todos os alunos distribuídos nas 12 escolas da rede municipal de ensino.
Veja também
Últimas notícias
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Dia do Evangélico é comemorado em noite de fé e adoração no Louva Palmeira 2025
Natal de Todos Nós: Maceió acende luzes do Natal de Todos Nós neste sábado (6)
Arapiraca celebra produção de audiovisual com IV Festival de Cinema
WS Estofados lança rifa solidária para reconstrução de fábrica incendiada em Arapiraca
Prefeitura anuncia abertura das matrículas escolares em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
