ALE aprova criação da frente parlamentar da cadeia produtiva do leite
Objetivo é discutir e propor soluções para fortalecimento do setor a partir do aprimoramento da legislação estadual
O plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas aprovou agora a tarde requerimento que cria a Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva do Leite do Estado de Alagoas, de autoria do deputado estadual Inácio Loiola (PDT). O objetivo da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva do Leite é discutir e propor soluções para fortalecimento do setor a partir do aprimoramento da legislação estadual, melhoria da infraestrutura, acesso às novas tecnologias, valorização da matéria-prima do leite na fazenda e dos incentivos do Governo do Estado sobre a matéria.
O deputado estadual diz ainda que é preciso políticas públicas direcionadas para estímulo ao produtor de leite alagoano, porque o segmento é bastante representativo para a economia alagoana, com a geração de emprego e renda.
"Mais de 70% das propriedades rurais que vivem da atividade leiteira são constituídas por pequenos produtores abaixo de 100 litros/dia. É um setor especial para nossa economia sertaneja", disse Inácio.
Ele está confiante que o debate na ALE, com o apoio dos parlamentares, das entidades, como a Cooperativa dos Produtores de Leite (CPLA), das instituições de pesquisas ligadas ao setor rural possa criar caminhos para impulsionar a produção, garantir a comercialização e proporcionar condições de vida digna para o homem do campo, como a criação de novos programas que contemplem a aquisição do leite.
Uma das medidas urgentes, lembra o parlamentar, é a união dos Governos do Estado e Federal na definição e regularização do Programa do Leite que tem finalidade social na cidade e no campo, e encontra-se com um débito junto aos produtores e na iminência de ser suspenso no Estado em razão da falta de pagamentos. Os produtores alagoanos garantem a distribuição de mais de 40 mil litros de leite por dia para 80 mil famílias. Explico: na cidade, com a distribuição de quase 50 mil litros de leite para as famílias carentes; na zona rural, com uma remuneração justa ao produtor de leite.
Igualmente, discutiremos a infraestrutura utilizada pela Cadeia Produtiva do Leite em Alagoas, como a ampliação da oferta de água por parte da Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL), forma de utilização das águas do Canal do Sertão, o melhoramento das estradas para o escoamento da produção, além da otimização de energia solar.
Veja também
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
