Produtores recebem incentivo de cooperativa para produção de leite
A estimativa é de que a agricultura familiar alagoana chegue a produzir cerca de 150 mil litros de leite por dia.

A Cooperativa de Produção Leiteira de /alagoas (CPLA), continua investindo para melhorar as condições de produção para os pequenos produtores de leite do Estado. A proposta é conseguir aumentar a produção dos agricultores familiares, dando condições de subsistência.
“Estamos investindo em melhoramento genético, técnicas do manejo da pecuária leiteira e buscando espaços para que esse produtor tenha como comercializar. Isso é uma forma de melhorar a vida social do produtor”, destaca o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.
Os números mundiais ligados à agricultura familiar, segundo a plataforma Global Dairy em 2017, só o setor leiteiro conta com 133 milhões de propriedades em todo o mundo e mais de 600 milhões de pessoas vivendo nelas. São cerca de 99,7% de propriedades que produzem com menos de 100 animais. Os dados apontam a importância da agricultura familiar na produção mundial.
Em Alagoas, através da CPLA, são mais de 2 mil pequenos produtores de leite produzindo. Nas propriedades onde a cooperativa realizou uma pesquisa de acompanhamento de produção, os pequenos produtores chegam a ter, em média, 20 animais, entre bezerros, bezerras e vacas e apenas cinco em produção. A estimativa é de que a agricultura familiar alagoana chegue a produzir cerca de 150 mil litros de leite por dia.
“Esse números ainda são baixos para a agricultura familiar. A média de produção por animal chega a 22 litros de leite na pecuária brasileira. No Nordeste, cai para 14 litros. Quando se fala em agricultura familiar, esse número baixa ainda mais, chegando até 9 litros produzidos por dia”, explica o presidente da cooperativa.
A falta de espaços para comercialização também é um dos fatores que prejudica o fomento à agricultura familiar. “A saída estratégica é buscar novos espaços de comercialização para dar segurança a esses pequenos produtores. Hoje eles não conseguem dobrar a produção porque não tem a quem comercializar. O Plano de Negócios da UBL de Batalha tem esse foco. O local precisa funcionar para garantir a melhoria de vida para o produtor”, atenta Aldemar Monteiro.
Veja também
Últimas notícias
Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece neste sábado (10)

Prefeitura anuncia grande festa para celebrar Dia das Mães em Porto Calvo

Cabo Bebeto lamenta assassinato de PM no conjunto Salvador Lyra, em Maceió

Carro com reboque roda na pista em viaduto em frente ao shopping de Arapiraca

AMA sedia lançamento da nova edição do Selo UNICEF para municípios alagoanos

Confira a previsão do tempo para o fim de semana dedicado ao Dia das Mães
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
