Jó Pereira reforça que lei do rateio do Fundeb não permite descontos previdenciários
O veto diz respeito à emenda, de autoria de Maia, que proíbe descontos previdenciários dos valores pagos.
Durante a sessão desta terça-feira (2) na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), a deputada Jó Pereira (MDB) reforçou o requerimento do deputado Davi Maia (DEM) para a votação do veto parcial do governo ao Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre o rateio das sobras de recursos do Fundeb. O veto diz respeito à emenda, de autoria de Maia, que proíbe descontos previdenciários dos valores pagos.
Reforçando que, ao derrubar o veto - cuja discussão foi adiada a pedido do deputado Léo Loureiro (PP) - a Casa repararia uma injustiça com a categoria, a parlamentar também respondeu ao deputado Olavo Calheiros (MDB), que questionou o fato de ela ter votado pela aprovação da matéria - sem a referida emenda - nos anos anteriores.
“Nos projetos de lei que passaram neste parlamento não havia menção a desconto previdenciário, ao contrário, sempre esteve claro, nas propostas encaminhadas a essa Casa pelo governo, que o rateio não se incorpora a remuneração. Desta forma, é uma incoerência do Executivo efetuar esses descontos no momento do pagamento, isso porque só pode haver desconto previdenciário de remuneração e nunca de pagamentos eventuais, como é o caso do rateio”, explicou.
A deputada ainda frisou que, nos últimos quatro anos, o parlamento não aprovou o desconto previdenciário, pois os projetos encaminhados pelo governo à Casa destacavam que “O rateio e os pagamentos tratados por esta Lei não se incorporam a remuneração para qualquer efeito”.
"A meu ver já estava claro no projeto que, ao não considerar o rateio remuneração, o Executivo não poderia realizar o desconto previdenciário, por ter essa verba caráter eventual”, completou Jó.
O recolhimento feito pelo governo se dava somente após a aprovação da lei, no momento do pagamento. Depois que representantes dos professores procuraram Jó Pereira e Davi Maia, no início deste ano,para informar sobre o referido desconto, os dois parlamentares construíram a emenda apresentada por Maia, destacando a vedação da retenção.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
