Doria quer mudar o nome do PSDB para promover uma “faxina ética” na legenda
O governador de São Paulo quer limar do partido nomes como Aécio Neves
Com o enfraquecimento de históricos quadros tucanos, o governador João Dória (PSDB) consolidou-se, após a eleição 2018, como a maior liderança da legenda e já pensa em mudar o nome do partido, como tática de promover o que chama de “faxina ética” . As informações são de Pedro Venceslau e Ricardo Galhardo, na edição desta segunda-feira (15) do jornal O Estado de S.Paulo.
Uma pesquisa encomendada por ele deve apontar quais estratégias serão adotadas após a convenção nacional da legenda, marcada para o mês de junho.
A tentativa de dar uma cara nova ao PSDB se dá em razão do fiasco eleitoral do partido no último pleito, quando o ex-governador paulista Geraldo Alckmin atingiu o pior resultado de um candidato tucano em corridas presidenciais.
A bancada da agremiação na Câmara dos Deputados, por sua vez, caiu pela metade.
A mudança de nome não é vista como prioridade por outras lideranças tucanas, mas a adoção de medidas duras contra nomes envolvidos em casos de corrupção estaria sendo defendida inclusive por Alckmin em conversas reservadas.
O ex-governador do Paraná Beto Richa e os ex-governadores mineiros Eduardo Azeredo e Aécio Neves (este, deputado federal) estariam na mira da “faxina”.
Os planos de Dória envolvem também o “expurgo” de desafetos, como o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman, que lhe fez críticas públicas e apoiou Paulo Skaf (MDB) na disputa que elegeu o tucano para comandar o Palácio dos Bandeirantes de 2019 a 2022.
Veja também
Últimas notícias
Arapiraca abre seleção para preceptores e orientadores do PET-Saúde
Aluno agride professora durante aplicação de prova em escola estadual
Atuação do Ministério Público proporciona reencontro familiar após 46 anos
Ressaca forte assusta moradores e provoca estragos na orla de Maceió
PM é acionada para ocorrência de possível roubo e justiçamento na Ponta Grossa
Com articulação do prefeito Pedro Carlos, Rio Largo recebe nova UPA 24h
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
