Sergipana que homenageou Marielle é eleita deputada na Espanha
A brasileira Maria das Graças Carvalho Dantas ocupará uma das cadeiras no Parlamento pelo partido Esquerra Republicana de Catalunya
As eleições na Espanha, realizadas neste domingo (28), marcaram um fato histórico. Pela primeira vez, uma brasileira foi eleita deputada no Parlamento local. A sergipana, de Aracaju, Maria das Graças Carvalho Dantas, de 49 anos, ocupará uma das cadeiras que o partido Esquerra Republicana de Catalunya (ERC), que reúne independentistas, obteve nas eleições gerais.
Ela vive em Barcelona há 25 anos. Em entrevista ao UOL, ela revelou que sua principal plataforma será defender o direito de imigrantes e refugiados, além de uma ampla agenda de direitos humanos, combate à extrema direita e promoção da ecologia.
Para ratificar as causas que defende, Maria das Graças usou, neste domingo, uma camisa com o rosto da ex-vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada há pouco mais de um ano, no Rio de Janeiro.
“Meu primeiro recado a Bolsonaro é que Marielle vive. Além disso, vou dar visibilidade às suas atrocidades”, disse a brasileira, que promete ações em toda a Europa para “expôr o caráter racista e homofóbico” do governo brasileiro.
Ela não esquece as origens. “Sou nordestina cabra da peste, daquela que pega a peixeira e coloca no meio dos dentes, discípula de Maria Bonita”, garante.
Direito
Filha de um comerciante e de uma enfermeira, Maria se desfez de seu Fiat Uno e arrumou as malas para a Espanha, em 1994, para cursar uma especialização em Direito do Meio Ambiente.
“Quando cheguei à Espanha era ‘a’ imigrante sem papéis. Passei uns 15 ou 16 anos de vários perrengues por aqui. Trabalhei como empregada doméstica, babá, passeando com cachorro, ajudando idosos, garçonete, professora de português. Saía das aulas do doutorado e ia limpar latrina”, relembrou.
Veja também
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
