Alagoas tem 66 cidades em alerta ou risco de dengue, zika e chikungunya
Índice de infestação do Aedes aegypti em Craíbas e Satuba é dez vezes maior que o normal
O Levantamento Rápido de Índices de Infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRAa) feito pelo Ministério da Saúde refletiu o que as autoridades de saúde dos municípios já vêm sentindo nos últimos meses. O aumento no número de casos doenças infecciosas provocadas pelo mosquito Aedes aegypti está lotando postos de saúde em boa parte dos municípios alagoanos. Conforme o estudo, divulgado na última terça-feira (30), 66 municípios alagoanos estão em alerta ou em risco de surto de dengue.
As informações tem como base o Índice de Infestação Predial (IIP), que, de acordo com o Ministério da Saúde deve ser próximo a zero. Na tabela divulgada (veja abaixo), o risco é delimitado pelas cores: em verde estão os municípios com o IIP menor que 1, que é consixderado satisfatório; em amarelo, aqueles que estão com o índice entre 1 até 3,9, considerado em alerta para dengue, zika e chikungunya; e, em vermelho, os municípios cujo IIP é superior a 4, classificado como zona de risco.
Em Alagoas, os municípios de Craíbas, com IIP de 10,6, e Satuba, com 10,9, são os que apresentam maior risco de surto das infecções transmitidas pelo Aedes aegypti. Além deles, Campestre, Lagoa da Canoa e Maribondo, também apresentam índices muito altos de investação do mosquito. Na outra ponta, os municípios de Belo Monte, Cajueiro, Feliz Deserto, Jacuípe, Mar Vermelho, Passo de Camaragibe e Piaçabuçu, tem o IIP igual a zero, índice considerado o ideal.
Maceió está na zona amarela, com índice de 1,3, que está próximo ao limite da zona verde. Mas a proximidade com Satuba, que tem o maior IIP de Alagoas com o município de Rio Largo, que tem 1,9, não livra os moradores da Capital de serem picados pelo mosquito transmissor das doenças.
Em Maragogi a situação é um pouco diferente. O município do Litoral Norte tem índice de 2,0, mas está próximo a vários municípios classificados na zona verde, como Porto Calvo, Jacuípe e Joaquim Gomes e Passo de Camaragibe.
Veja também
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
