Alagoas tem 66 cidades em alerta ou risco de dengue, zika e chikungunya
Índice de infestação do Aedes aegypti em Craíbas e Satuba é dez vezes maior que o normal
O Levantamento Rápido de Índices de Infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRAa) feito pelo Ministério da Saúde refletiu o que as autoridades de saúde dos municípios já vêm sentindo nos últimos meses. O aumento no número de casos doenças infecciosas provocadas pelo mosquito Aedes aegypti está lotando postos de saúde em boa parte dos municípios alagoanos. Conforme o estudo, divulgado na última terça-feira (30), 66 municípios alagoanos estão em alerta ou em risco de surto de dengue.
As informações tem como base o Índice de Infestação Predial (IIP), que, de acordo com o Ministério da Saúde deve ser próximo a zero. Na tabela divulgada (veja abaixo), o risco é delimitado pelas cores: em verde estão os municípios com o IIP menor que 1, que é consixderado satisfatório; em amarelo, aqueles que estão com o índice entre 1 até 3,9, considerado em alerta para dengue, zika e chikungunya; e, em vermelho, os municípios cujo IIP é superior a 4, classificado como zona de risco.
Em Alagoas, os municípios de Craíbas, com IIP de 10,6, e Satuba, com 10,9, são os que apresentam maior risco de surto das infecções transmitidas pelo Aedes aegypti. Além deles, Campestre, Lagoa da Canoa e Maribondo, também apresentam índices muito altos de investação do mosquito. Na outra ponta, os municípios de Belo Monte, Cajueiro, Feliz Deserto, Jacuípe, Mar Vermelho, Passo de Camaragibe e Piaçabuçu, tem o IIP igual a zero, índice considerado o ideal.
Maceió está na zona amarela, com índice de 1,3, que está próximo ao limite da zona verde. Mas a proximidade com Satuba, que tem o maior IIP de Alagoas com o município de Rio Largo, que tem 1,9, não livra os moradores da Capital de serem picados pelo mosquito transmissor das doenças.
Em Maragogi a situação é um pouco diferente. O município do Litoral Norte tem índice de 2,0, mas está próximo a vários municípios classificados na zona verde, como Porto Calvo, Jacuípe e Joaquim Gomes e Passo de Camaragibe.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
