Alagoas tem 66 cidades em alerta ou risco de dengue, zika e chikungunya
Índice de infestação do Aedes aegypti em Craíbas e Satuba é dez vezes maior que o normal
O Levantamento Rápido de Índices de Infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRAa) feito pelo Ministério da Saúde refletiu o que as autoridades de saúde dos municípios já vêm sentindo nos últimos meses. O aumento no número de casos doenças infecciosas provocadas pelo mosquito Aedes aegypti está lotando postos de saúde em boa parte dos municípios alagoanos. Conforme o estudo, divulgado na última terça-feira (30), 66 municípios alagoanos estão em alerta ou em risco de surto de dengue.
As informações tem como base o Índice de Infestação Predial (IIP), que, de acordo com o Ministério da Saúde deve ser próximo a zero. Na tabela divulgada (veja abaixo), o risco é delimitado pelas cores: em verde estão os municípios com o IIP menor que 1, que é consixderado satisfatório; em amarelo, aqueles que estão com o índice entre 1 até 3,9, considerado em alerta para dengue, zika e chikungunya; e, em vermelho, os municípios cujo IIP é superior a 4, classificado como zona de risco.
Em Alagoas, os municípios de Craíbas, com IIP de 10,6, e Satuba, com 10,9, são os que apresentam maior risco de surto das infecções transmitidas pelo Aedes aegypti. Além deles, Campestre, Lagoa da Canoa e Maribondo, também apresentam índices muito altos de investação do mosquito. Na outra ponta, os municípios de Belo Monte, Cajueiro, Feliz Deserto, Jacuípe, Mar Vermelho, Passo de Camaragibe e Piaçabuçu, tem o IIP igual a zero, índice considerado o ideal.
Maceió está na zona amarela, com índice de 1,3, que está próximo ao limite da zona verde. Mas a proximidade com Satuba, que tem o maior IIP de Alagoas com o município de Rio Largo, que tem 1,9, não livra os moradores da Capital de serem picados pelo mosquito transmissor das doenças.
Em Maragogi a situação é um pouco diferente. O município do Litoral Norte tem índice de 2,0, mas está próximo a vários municípios classificados na zona verde, como Porto Calvo, Jacuípe e Joaquim Gomes e Passo de Camaragibe.
Veja também
Últimas notícias
Fim da escala 6x1: advogado explica o que muda para empregados e empregadores
Incêndio destrói sala e cozinha de residência em Belém, no Agreste de AL
Clima Bom recebe ação de cadastramento para regularização fundiária
Colisão entre duas motocicletas deixa dois homens feridos em Piranhas
Prefeitura intensifica serviços de manutenção na orla marítima de Maceió
A cada 72 segundos, uma pessoa morre por doença cardiovascular no país
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
