Alagoas tem 66 cidades em alerta ou risco de dengue, zika e chikungunya
Índice de infestação do Aedes aegypti em Craíbas e Satuba é dez vezes maior que o normal

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRAa) feito pelo Ministério da Saúde refletiu o que as autoridades de saúde dos municípios já vêm sentindo nos últimos meses. O aumento no número de casos doenças infecciosas provocadas pelo mosquito Aedes aegypti está lotando postos de saúde em boa parte dos municípios alagoanos. Conforme o estudo, divulgado na última terça-feira (30), 66 municípios alagoanos estão em alerta ou em risco de surto de dengue.
As informações tem como base o Índice de Infestação Predial (IIP), que, de acordo com o Ministério da Saúde deve ser próximo a zero. Na tabela divulgada (veja abaixo), o risco é delimitado pelas cores: em verde estão os municípios com o IIP menor que 1, que é consixderado satisfatório; em amarelo, aqueles que estão com o índice entre 1 até 3,9, considerado em alerta para dengue, zika e chikungunya; e, em vermelho, os municípios cujo IIP é superior a 4, classificado como zona de risco.
Em Alagoas, os municípios de Craíbas, com IIP de 10,6, e Satuba, com 10,9, são os que apresentam maior risco de surto das infecções transmitidas pelo Aedes aegypti. Além deles, Campestre, Lagoa da Canoa e Maribondo, também apresentam índices muito altos de investação do mosquito. Na outra ponta, os municípios de Belo Monte, Cajueiro, Feliz Deserto, Jacuípe, Mar Vermelho, Passo de Camaragibe e Piaçabuçu, tem o IIP igual a zero, índice considerado o ideal.
Maceió está na zona amarela, com índice de 1,3, que está próximo ao limite da zona verde. Mas a proximidade com Satuba, que tem o maior IIP de Alagoas com o município de Rio Largo, que tem 1,9, não livra os moradores da Capital de serem picados pelo mosquito transmissor das doenças.
Em Maragogi a situação é um pouco diferente. O município do Litoral Norte tem índice de 2,0, mas está próximo a vários municípios classificados na zona verde, como Porto Calvo, Jacuípe e Joaquim Gomes e Passo de Camaragibe.
Veja também
Últimas notícias

Suspeito de assalto é capturado pela Ronda no Bairro na Avenida Cachoeira do Meirim

Cantora Sol morre aos 59 anos, em São Paulo

35 anos do ECA: Cria transforma direitos da infância em políticas públicas

Prefeitura de Maceió investe em nova frota de ônibus e amplia programas de mobilidade urbana

Tarifa de Trump contra o Brasil faz parte de estratégia global da extrema direita, diz especialista

Paciente nos EUA morre depois de contrair bactéria que causou Grande Peste da Idade Média
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
