Gasto com pessoal nos estados cresce e faltarão recursos para saúde e educação, diz Guedes
Ministro da Economia participa de audiência pública na Câmara sobre reforma da Previdência.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (4), durante audiência pública no Congresso, que os gastos dos estados com pessoal já atingiram, em alguns casos, 70% de todas as despesas e que, se nada for feito, "em muito pouco tempo vai faltar dinheiro para saúde, educação e saneamento".
"A máquina não está processando bem estes recursos, está destruindo esses recursos. Não vai conseguir pagar nem o funcionalismo, nem aposentadorias. Não é uma reforma que a gente goste de fazer, é que não há alternativa", declarou Guedes a parlamentares.
A proposta do governo para a reforma da Previdência inclui os estados e municípios, cujo rombo previdenciário soma cerca de R$ 96 bilhões por ano. Entretanto, uma parte dos deputados defende a retirada dos estados e municípios da reforma e já há emendas ao texto prevendo a exclusão.
Os deputados enfrentam dificuldades em suas bases eleitorais, principalmente no Nordeste, e a exclusão facilitaria a aprovação da reforma na Câmara.
Pressão
O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou na segunda-feira (3) que os governadores deveriam vir à Brasília nesta semana para pressionar os deputados para que os estados não sejam excluídos da reforma da Previdência.
O relator da proposta de reforma da Previdência na comissão especial da Câmara, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), avalia que, tendo em vista as dificuldades vividas pelos estados, seria melhor mantê-los na reforma.
"Nós temos que resolver isso ao mesmo tempo: governo federal, estados e municípios. E de maneira rápida", afirmou.
O presidente da Câmara também defendeu uma reforma ampla, que resolva o problema de uma só vez em todo o país. Rodrigo Maia (DEM-RJ) pediu que os governadores participem de forma mais ativa dessa fase da reforma, assumindo publicamente as negociações com os deputados.
Veja também
Últimas notícias
Com quase oito mil cadastrados, Alagoas é lider no Nordeste em prestadores de serviço no turismo
Subcomandante da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Saúde em Movimento: Prefeitura de São Sebastião inicia entrega dos primeiros óculos após mais de 600 atendimentos oftalmológicos
Prisão de Vorcaro atrapalha os holofotes de Renan Calheiros no Senado
Luciano Barbosa afasta especulação sobre vice de JHC e prega fidelidade ao MDB dos Calheiros
Daniel Vorcaro falou em ‘quebrar todos os dentes’ de jornalista, revela PF
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
