Prefeitura de Arapiraca admitiu trabalhadores sem curso básico de vigilância
Município teria descumprido requisito para beneficiar funcionários que trabalhavam de forma precária
A prefeitura de Arapiraca teria descumprido o próprio edital do Processo Seletivo Seriado (PSS) para o cargo de vigilante patrimonial com o objetivo de beneficiar trabalhadores que já exerciam a função antes do concurso. A denúncia foi feita ao Portal 7 Segundos por um dos vigilantes admitidos na primeira chamada do processo seletivo.
"No edital está sendo exigido curso básido de vigilância, que é um curso presencial, de 160h, onde a gente aprende artilharia, defesa pessoal, primeiros socorros e direitos humanos. Só que, na primeira chamada, parte dos aprovados já trabalhava antes na prefeitura. Só que em vez do curso básico, tudo que eles têm é um curso de 4h, pela internet, de vigia e porteiro, que é uma função diferente de vigilante", afirmou o funcionário da prefeitura, que pediu para não ter o nome divulgado com receio de sofrer represálias.
As retaliações, inclusive, fariam parte do dia a dia dos vigilantes contratados pelo município. De acordo com o denunciante é frequente a pressão dos superiores para que eles trabalhem na vigilância de praças. "Os vigilantes trabalham no interior de espaços públicos fechados, como Centro Administrativo, unidades de saúde, creches e Arapiraquinhas. Proteger o patrimônio público em espaços abertos, como as praças da cidade e fazer patrulhamentos é uma atribuição dos guardas municipais e não nossa", explicou.
Além de serem pressionados, os vigilantes contratados estão também insatisfeitos com o salário. De acordo com o trabalhador ouvido pela reportagem, a prefeitura não está pagando o adicional de periculosidade, garantido por lei. "Esse adicional é de 30% do valor bruto do salário, mas quando a gente questiona isso, eles respondem simplesmente que o salário é o que consta no edital do PSS, no valor de R$ 1.100", ressaltou.
O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação para que a Prefeitura possa se posicionar em relação à denúncia mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.
Veja também
Últimas notícias
Governo de Alagoas investe na restauração da rodovia AL-115
Motorista fica ferido após carreta tombar na AL-115, em Igaci
Carnaval do Peba terá regras rígidas contra paredões e circulação de veículos na areia
Decisão judicial determina liberação do corpo de Paul Cristian para sepultamento
Pré-candidato ao Senado, Arthur Lira reúne lideranças no Sertão e destaca investimentos
Prefeita Tia Júlia prestigia segundo dia da Jornada Pedagógica da Educação
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
