Prefeitura de Arapiraca admitiu trabalhadores sem curso básico de vigilância
Município teria descumprido requisito para beneficiar funcionários que trabalhavam de forma precária

A prefeitura de Arapiraca teria descumprido o próprio edital do Processo Seletivo Seriado (PSS) para o cargo de vigilante patrimonial com o objetivo de beneficiar trabalhadores que já exerciam a função antes do concurso. A denúncia foi feita ao Portal 7 Segundos por um dos vigilantes admitidos na primeira chamada do processo seletivo.
"No edital está sendo exigido curso básido de vigilância, que é um curso presencial, de 160h, onde a gente aprende artilharia, defesa pessoal, primeiros socorros e direitos humanos. Só que, na primeira chamada, parte dos aprovados já trabalhava antes na prefeitura. Só que em vez do curso básico, tudo que eles têm é um curso de 4h, pela internet, de vigia e porteiro, que é uma função diferente de vigilante", afirmou o funcionário da prefeitura, que pediu para não ter o nome divulgado com receio de sofrer represálias.
As retaliações, inclusive, fariam parte do dia a dia dos vigilantes contratados pelo município. De acordo com o denunciante é frequente a pressão dos superiores para que eles trabalhem na vigilância de praças. "Os vigilantes trabalham no interior de espaços públicos fechados, como Centro Administrativo, unidades de saúde, creches e Arapiraquinhas. Proteger o patrimônio público em espaços abertos, como as praças da cidade e fazer patrulhamentos é uma atribuição dos guardas municipais e não nossa", explicou.
Além de serem pressionados, os vigilantes contratados estão também insatisfeitos com o salário. De acordo com o trabalhador ouvido pela reportagem, a prefeitura não está pagando o adicional de periculosidade, garantido por lei. "Esse adicional é de 30% do valor bruto do salário, mas quando a gente questiona isso, eles respondem simplesmente que o salário é o que consta no edital do PSS, no valor de R$ 1.100", ressaltou.
O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação para que a Prefeitura possa se posicionar em relação à denúncia mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.
Veja também
Últimas notícias

Suspeito de tráfico é preso com drogas e e motocicleta roubada em Rio Largo

Operação contra organização criminosa cumpre 118 mandados em AL e mais três estados

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
