Comunidade israelita condena Exército do Brasil por homenagem a militar alemão
Conib sugere que oficial era nazista; Exército diz que lutou contra nazismo

A confederação Israelita do Brasil (Conib) emitiu nota, nesta 3ª feira (2.jul.2019), lamentando a iniciativa do Exército brasileiro de homenagear o militar alemão Otto Maximilian von Westernhagen, na última 2ª feira (1º.jul). O major veio ao Brasil em 1966 para participar de 1 intercâmbio de estudos militares no curso da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme) e, em 1º de julho de 1968, foi assassinado no Rio de Janeiro.
“Estranhamos que, a pretexto de condenar ações armadas no Brasil da década de 60, nosso respeitado Exército Brasileiro tenha decidido homenagear um oficial alemão que, durante a Segunda Guerra Mundial, participou da ocupação da França e da União Soviética, lugares onde as tropas nazistas sabidamente perpetraram crimes contra a humanidade, inclusive e principalmente contra as comunidades judaicas locais. Estranhamos também que a nota não tenha feito menção ao fato de o Brasil ter lutado contra a Alemanha e ao lado dos Aliados naquele conflito. Discutir a História é sempre válido. Mas omitir aspectos fundamentais pode levar a um perigoso revisionismo”, diz a nota.
Texto publicado no site do Exército brasileiro, no entanto, nega relação dele com o nazismo. “O Major Otto também tinha a missão de apresentar ao mundo o valor do Exército da Alemanha, tentando desfazer a imagem negativa deixada na 2ª Guerra Mundial”, diz trecho. Após as críticas, o Exército reiterou a homenagem em sua conta oficial no Twitter.
“Em um intervalo de 5 dias, no ano de 1968, o soldado brasileiro Kozel e o major alemão Otto Von Westernhagen foram vítimas de ações terroristas. Relembramos que ajudamos a derrotar as forças nazistas durante a II Guerra Mundial e enfrentamos o terrorismo durante a Guerra Fria”, diz um dos tweets. “O desconhecimento do processo ocorrido naquele país amigo no pós-guerra, associando a vítima ao nazismo, é lamentável. Recordar esses fatos históricos é reafirmar o nosso compromisso com a liberdade e a democracia”, completou o perfil.
Além da Conib, assinaram a nota de repúdio outros grupos de israelitas brasileiros. Foram eles:
CIAM – Comitê Israelita do Amazonas
FISESP – Federação Israelita do Estado de São Paulo
Federação Israelita do estado de Minas Gerais – MG
Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro
Sociedade Israelita do Ceará
Centro Israelita do Rio Grande do Norte
FIPE – Federação Israelita de Pernambuco
Sociedade Israelita da Bahia
Associação Cultural Israelita de Brasília
Federação Israelita do Paraná
Associação Israelita Catarinense
FIRS – Federação Israelita do Rio Grande do Sul
Veja também
Últimas notícias

Arthur Lira assegura R$ 1,3 milhão em investimentos para reestruturação de rodovia de Limoeiro de Anadia

Aluno denuncia ato de intolerância religiosa no Ifal Palmeira dos Índios

Prefeito Bebeto Barros realiza festa para crianças girauenses

Setur amplia malha aérea com foco no público 60+

Latam é condenada a indenizar maceioense por cancelamento de voo e extravio de bagagem
![[Vídeo] Policiais detalham ação que salvou vida de bebê engasgada em Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/8LuTdLpCxhEAJTU64PlhLyUjXvQ=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-10-14-150228.png)
[Vídeo] Policiais detalham ação que salvou vida de bebê engasgada em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
