BNB lança programa para incrementar bovinocultura de leite em Alagoas
Regiões do Baixo São Francisco e Médio Sertão Alagoano serão contemplados com ações do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter)
Na quinta-feira, 4, a partir das 8h, o Banco do Nordeste lança o Plano de Ação Territorial da Bovinocultura de Leite do Médio Sertão Alagoano, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Santana do Ipanema. As atividades que serão anunciadas foram propostas por entidades parceiras e grupo de produtores rurais do município sede do evento, além de Maravilha e Poço das Trincheiras. No último dia 27, houve o lançamento do Plano para o Baixo São Francisco, focado no mesmo setor produtivo, envolvendo as cidades de Penedo, Igreja Nova, Piaçabuçu e São Sebastião. As ações visam aumentar a produtividade leiteira e reduzir custos de produção.
"Todo esse trabalho, que acontece de forma participativa, a partir da mobilização de atores locais, instituições parceiras e produtores, faz parte do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), uma estratégia do Banco do Nordeste para promover a organização, fortalecimento e elevação da competitividade das cadeias produtivas da Região", enfatiza o gerente executivo da Superintendência Estadual do BNB em Alagoas, Manoel Roberto Muniz.
No Médio Sertão Alagoano, o objetivo é aumentar em 15% a produtividade leiteira do grupo de produtores dos municípios contemplados, em três anos. Já no Baixo São Francisco, a expectativa ébaixar o custo de produção do leite em 20% no mesmo período de tempo.
Muniz ressalta que estão previstas diversas ações, entre as quais, ampliação do crédito aos produtores, de forma qualificada e estruturada, melhorias no manejo sanitário e na alimentação dos rebanhos, diversificação dos canais de comercialização da produção, incentivo ao associativismo e cooperativismo, meios de baixar o custo dos insumos, aumentar a produção anual de leite, por vaca e por hectare, entre outras.
Parceiros
Nos dois territórios, o Comitê Gestor conta com o Banco do Nordeste, Emater, secretarias de Agricultura dos municípios envolvidos e produtores rurais. Para o Médio Sertão Alagoano, participam ainda: Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (Cpla), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Santana do Ipanema, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maravilha e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Ipanema.
Já na região do Baixo São Francisco, também compõem o Comitê Gestor: Sebrae, Coomarituba, Penedo Consultoria Agrícola, Associações de Produtores Rurais dos municípios contemplados e técnicos agrícolas.
Últimas notícias
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
