Política

Deputado Marx quer imagens de acidentes em rótulos de bebidas

Projeto de Lei foi protocolado na última semana na Câmara dos Deputados

Por Assessoria 08/07/2019 17h05
Deputado Marx quer imagens de acidentes em rótulos de bebidas
Deputado federal Marx Beltrão (PSD) - Foto: Assessoria

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, protocolou na Câmara dos Deputados na última semana um Projeto de Lei (PL) que busca estimular a conscientização acerca dos perigos da mistura de álcool com direção. O novo PL do parlamentar, de nº 3718/2019, afirma que as empresas produtoras de bebidas alcoólicas deverão estampar no rótulo de seus produtos a frase "Evite o Consumo Excessivo de Álcool”.

Mas não somente isso. A proposta de Marx também obriga as empresas a veicularem em um espaço de no mínimo 30% dos rótulos das garrafas de bebidas uma “imagem ou figura que ilustre acidente automobilístico real no qual ao menos um dos condutores envolvidos estava sob a influência do álcool, devendo tal imagem ou figura variar no máximo a cada cinco meses”.

“Veiculações deste tipo, com exposição de imagens que advertem os perigos do consumo de cigarros para a saúde, já são estampadas nas embalagens destes produtos. É claro que somente estampar imagens de acidentes e frases educativas, de modo isolado, não resolve o problema do grande número de motoristas que infelizmente ainda bebem e dirigem. Mas estas imagens representarão mais um avanço na busca por conscientizar a sociedade sobre os malefícios da associação entre álcool e direção”, disse Marx Beltrão nesta segunda-feira (08).

No começo de 2019, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou que no ano de 2017, 19.083 motoristas foram flagrados pela Polícia Rodoviária Federal dirigindo após ingerir bebida alcoólica. Neste período, foram registrados cerca de 6,45 mil acidentes nas rodovias federais brasileiras causados por condutores alcoolizados, com mais de 13 mil vítimas e cerca de mil mortes.

Um estudo de “pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz revelou que a prevalência de envolvimento em acidente de trânsito foi de 3,1% na população geral e de 6,1% entre os indivíduos  que referiram consumo abusivo e frequente de álcool. Após o controle por fatores sociodemográficos, os pesquisadores confirmaram que o consumo abusivo e frequente de álcool manteve associação estatisticamente significativa com a ocorrência de acidentes de trânsito” expõe ainda Marx  Beltrão em seu PL.