Pela primeira vez em Arapiraca, Pinacoteca abre exposição no Sesc
Por 38 anos, museu universitário não saiu da capital
São 38 anos de história. E a Pinacoteca Universitária nunca havia antes saído da capital alagoana com alguma mostra ou exposição temporária. Até agora.
O museu, vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pela primeira vez transborda os limites geográficos de Maceió para a Capital do Agreste.
Arapiraca recebe de braços – e olhos – abertos a mostra “20 Anos da Exposição Olhar Alagoas: Arte Contemporânea na Pinacoteca da Ufal”, comemorando as duas décadas de sua estreia, em 1999.
O cuidado e o esmero estão a cargo da coordenadora geral da Pinacoteca, Iris Danielle Tenório; das museólogas Tatiane Almeida e Iraci dos Santos; e do bolsista e estudante de Arquitetura da Ufal, Lucas Cardoso, que fez a expografia (onde cada obra vai ficar e o uso de cores).
A remontagem da expo ficará na Galeria de Artes do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Arapiraca, na Rua Manoel Francisco Cazuza, bairro de Santa Edwiges, com abertura já nesta quinta-feira (11), a partir das 19h.
A entrada é franca para este e os demais dias, que funcionarão nos seguintes horários para visitação: segunda, quarta e sexta-feiras, das 12h às 18h, e terça e quinta, das 9h às 18h.
Por sua vez, a mostra temporária vai operar numa espécie de programa educativo, recebendo grupos agendados de escolas, universidades e outras instituições.
Além-memória
Segundo Iris Danielle Tenório, a intenção é difundir a memória e o legado da exposição Olhar Alagoas para a cultura do estado alagoano.
“Queremos quebrar esses muros tanto da universidade junto ao povo, como da distância entre as cidades. Por isso a mostra sendo realizada aqui em Arapiraca. Uma boa hora para pensarmos o museu e o exercício criativo que a Pinacoteca promove em quem faz e quem vê as obras”, diz a coordenadora do local.
Para ela, a experiência criada com a Olhar Alagoas forma a percepção e a análise crítica através das visitas guiadas, com uma infinidade de técnicas sendo expostas como escultura, pintura, desenho e colagem nas quais foram utilizados materiais diversos a exemplo de madeira, argamassa, cerâmica, fantasias de carnaval, carpete, lona, manta, bonecos de plástico e vidro, além da tradicional tela de algodão em formatos diferenciados.
“Vale salientar que esta é uma remontagem do acervo deixado pelos artistas que participaram do ‘Olhar Alagoas: Arte Contemporânea’ em 1999, doado ao final da mostra. Esta exposição rememora esta outra antiga, de 20 anos atrás, por meio destas obras, trazendo um novo ângulo, um novo olhar sobre o que era feito à época”, comenta a museóloga Tatiane Almeida.
Para esta edição especial em Arapiraca, haverá peças de Bárbara Lessa, Eva Le Campion, Fernando Honaiser, Kalinka Bueno, Lula Nogueira, Marcos Aurélio, Reinaldo Lessa, Rosa Mª Piatti e Rosivaldo Reis.
A mostra “20 Anos da Exposição Olhar Alagoas: Arte Contemporânea na Pinacoteca da Ufal” fica no Sesc Arapiraca até o próximo dia 27 de setembro, com abertura total para estudantes, comerciários, professores, trabalhadores em geral, interessados por Arte e quem mais for curioso por desvendar uma Alagoas visual de outrora que se reflete no agora.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre duas motocicletas deixa ferido no povoado Tigui, em Arapiraca
Muda de Ipê recém plantada é furtada no novo Mirante da Santa Amélia, em Maceió
DMTT reordena circulação veículos pesados no entorno do Mercado da Produção
Cabo Bebeto é o único parlamentar estadual de Alagoas presente em caminhada rumo a Brasília
Maragofé 2026 inicia nesta quinta-feira (22) com muita evangelização no Litoral Norte
Renan Filho cumpre agenda em Maceió e acompanha cerimônia do Minha Casa, Minha Vida com Lula
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
