Paciente internado no HE do Agreste reencontra família após 33 anos
Após migrar para a Bahia, Anízio José de Oliveira retornou à cidade de Arapiraca há três meses
Um encontro inusitado ocorreu no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca. Por uma coincidência do destino, o paciente Anízio José de Oliveira, de 71 anos, reencontrou a família que não via há 33 anos.
Internado na unidade hospitalar desde o último dia 8 de agosto, após ter sido vítima de um atropelamento por moto, Anízio José de Oliveira fraturou a tíbia da perna direita. Mas o acidente, que poderia ter o levado à morte, traçou o destino para o reencontro com a irmã Bernardina Maria da Conceição, de 76 anos, e os sobrinhos Marcelo e Lourdes, de 41 e 45 anos, respectivamente.
Eles eram crianças quando, há mais de três décadas, Anízio José decidiu sair da comunidade quilombola de Carrasco, em Arapiraca, para trabalhar no corte de madeira no interior da Bahia.
A psicóloga Mônica Leal, coordenadora do projeto Preparando a Volta Para Casa, disse que a equipe, juntamente com o apoio de enfermeiros, assistentes sociais e a Gerência do Hospital de Emergência do Agreste, aguardaram vários dias pela visita de parentes de Anízio José de Oliveira.
“Tentamos localizar os familiares dele e, então, decidimos acionar a imprensa local para reforçar nossa missão”, revelou a psicóloga do HE do Agreste, que faz parte da rede de hospitais públicos mantidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Na segunda-feira (12), o sobrinho Marcelo José chegou ao hospital e reconheceu o tio, que está no setor de internação aguardando o resultado de exames pré-operatórios para a cirurgia na perna.
A coordenadora do projeto do HE do Agreste também revelou que, no dia seguinte, a irmã Bernardina Maria e a sobrinha de Anízio, a dona de casa Lourdes Maria da Silva, tiveram a oportunidade de rever o irmão e o tio que não viam há mais 33 anos.
"É gratificante demais promover um reencontro familiar, depois de tantos anos, e fortalecer os vínculos afetivos, principalmente no caso do paciente Anízio, que é idoso e estava morando sozinho, sofreu um grave acidente e encontrava-se internado sem a presença de parentes à sua volta", destacou Mônica Leal.
Depois do reencontro emocionante, Anízio contou que, na época, decidiu vender três tarefas de terra à irmã para ir morar na Bahia, onde, anos mais tarde, conheceu a ex-companheira e teve dois filhos com ela.
“Trabalhei em muitas cidades na Bahia, cortando madeira e fazendo carvão, mas também fui peão em fazendas”, lembrou Anízio, que nasceu na comunidade quilombola de Carrasco, em Arapiraca.
O idoso disse que havia retornado à cidade de Arapiraca , há cerca de três meses, estava morando em um quarto alugado nas imediações do bairro Canafístula e não procurou a família porque, segundo ele, gosta de viver de forma independente.
O irmão mais velho de Anízio faleceu há alguns anos e Bernardina Maria, hoje com 76 anos, é a mais idosa dos oito irmãos ainda vivos. O sobrinho Marcelo José diz que tinha oito anos de idade quando viu o tio pela última vez.
“Não lembrava direito dele. Sabia que ele era um homem forte e trabalhador, e agora, com a ajuda do hospital, estamos mais uma vez juntos, depois de tantos anos”, declarou.
Últimas notícias
Anvisa suspende canetas emagrecedoras do Paraguai e medida afeta pacientes em tratamento
BPTran recolhe mais de 30 veículos durante ação de fiscalização no bairro de Bebedouro
Polícia Civil prende suspeitos de participar do assassinato de ex-vereador por Belém
Cibele Moura defende retorno do vestibular próprio da Uncisal após suspeita de vazamentos no Enem
É oficial: Maré de Rica libera Black com coleção nova e preços de R$ 8 a R$ 98; ação terá brindes em todas as compras
Semarh emite comunicado alertando a população para rajadas de ventos fortes em várias regiões de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
