Ministério Público de Alagoas recebe II Fórum Estratégico de Soluções
Iniciativa tem como objetivo discutir a transformação digital na Justiça e MP

A tecnologia já faz parte do cotidiano no Ministério Público de Alagoas. Desde que iniciou o uso do Sistema de Automação da Justiça (SAJ MP), em 2015, a instituição adquiriu agilidade e segurança da informação na gestão de processos judiciais e procedimentos internos, realizados digitalmente. Para aperfeiçoar ainda mais o SAJ MP, o Ministério Público e a Softplan, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema, realizam na próxima segunda-feira (19), em Maceió, o II Fórum Estratégico de Soluções Tecnológicas para MPs. A primeira edição aconteceu em Mato Grosso do Sul.
"O uso da tecnologia SAJ tem colaborado para avanços significativos do Ministério Público em várias modalidades. A primeira delas foi permitir melhores condições de trabalho para os membros e servidores da instituição", afirma Vicente José Cavalcante Porciúncula, Assessor Técnico da Procuradoria de Justiça de Alagoas e Presidente da Comissão do SAJ do Ministério Público. "Com o uso da tecnologia foi possível padronizar as informações, garantir segurança e transparência dos trabalhos institucionais e oferecer facilidades à sociedade por meio da comunicação direta com o órgão."
Durante o evento serão realizados workshops para procuradores, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público de Alagoas com o intuito de discutir a tecnologia na Justiça e pensar novas funcionalidades para o SAJ MP.
"Nossa expectativa para esse Fórum é debater soluções que possam otimizar ainda mais os serviços prestados na defesa dos interesses públicos, notadamente ante a limitação de recursos", acrescenta Porciúncula.
De acordo com Alexandre Vedovelli, executivo da Softplan, o objetivo do encontro é colocar os usuários do SAJ Ministérios Públicos no centro do planejamento estratégico, somando, assim, esforços para resolver desafios e pensar em novas soluções. "Durante o primeiro encontro, em Mato Grosso do Sul, tivemos mais de 110 ideias, entre as quais o aproveitamento da inteligência artificial e analytics, por exemplo, para a identificação de casos de fraudes e delitos", ressalta Vedovelli.
Além de Alagoas, o Fórum também contará com edições em Santa Catarina, Acre, Ceará e Amazonas. A primeira reunião foi no dia 17 de junho em Campo Grande (MS).
Uma reunião de encerramento de ciclo está planejada para ocorrer na sede da Softplan, no final do ano. Nesta ocasião, serão reunidas e estruturadas todas as ideais surgidas em cada Estado.
Veja também
Últimas notícias

Secretaria de Saúde de Penedo promove vacinação contra a gripe no próximo sábado, 26

Acidente gravíssimo deixa dois mortos na BR-316, em Pindoba

Prefeitura de Arapiraca realiza doação de mais de 1 mil leites arrecadados durante Bloco Tô Seguro

1ª Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora acontece nesta quinta (24) em Palmeira

Atriz de Ó Paí Ó realiza curso de atuação gratuito em Arapiraca nesta segunda (28)

Micro-ônibus perde freios e atinge poste e veículos na Ladeira dos Martírios, Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
