Aprovado projetos de lei de Tarcizo Freire que pretendem dar maior proteção ao consumidor alagoano
Os projetos foram aprovados na sessão desta terça-feira (03) na ALE
Foi aprovado, na sessão desta terça-feira (03), pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas, o Projeto de Lei (PLO) de autoria do deputado estadual Tarcizo Freire (PP), que obriga as operadoras de plano ou seguro privado de assistência à saúde a fornecerem informações e documentos no caso de negativa de cobertura.
Aprovado em 2ª votação, o projeto 36/2019 que agora vai à sanção governamental, estabelece as informações a serem prestadas e os documentos a ser fornecidos ao consumidor na hipótese de negativa total ou parcial de cobertura por operadora ou seguro privado de assistência à saúde.
Na justificativa, o parlamentar destaca que o consumidor encontra em geral grande burocracia para obter as razões da negativa por escrito, simultaneamente violado seu direito de defesa, e até mesmo seu direito ao acesso a Justiça dificultado ou impedido, muitas vezes pela demora ou por falta da comprovação da negativa.
“O projeto de lei, tem por objetivo evitar o calvário da busca do comprovante de negativa que tanto aflige o cidadão em momento de fragilidade e que é base para o exercício do seu direito de consumidor junto ao Judiciário” acrescentou Freire.
Já o PLO - 34/2019, aprovado em segunda discursão e que também aguarda a sanção do governador, proíbe a operação de serviço de telemarketing com número restrito e fora do horário comercial.
“Entendemos que o serviço de telemarketing, especialmente na modalidade ativa, é campeão de reclamações dos consumidores, seja pela desagradável forma de acessar o número residencial em dias e horários inoportunos, ou pela falta de transparência e informação sobre a origem, gerando em muitos casos suspeitas de golpes contra o consumidor”, Justificou Tarcizo.
De acordo com o autor da proposição, o deputado Tarcizo Freire, o projeto de lei é uma medida para coibir os abusos. É dar um passo além e limitar o acesso em determinados dias e horários, aplicando penalidades severas aos infratores com multas.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
