Datafolha: 70% rejeitam indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada
Filho do presidente Jair Bolsonaro é reprovado para o cargo em quase todos os segmentos da sociedade pesquisados
A indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao cargo de embaixador em Washington é rejeitado por 70% dos brasileiros, segundo divulgou o instituto Datafolha, nesta quarta-feira 4. Somente 23% aprovam a nomeação.
A pesquisa perguntou aos entrevistados se o presidente Jair Bolsonaro (PSL) “está agindo bem ou mal ao indicar seu filho Eduardo para a embaixada dos EUA”. Foram 2.878 entrevistas realizadas em 175 municípios em todo o país, entre 29 e 30 de agosto, com margem de erro de 2 pontos percentuais.
Os índices de rejeição são altos em quase todos os segmentos da sociedade pesquisados, exceto os que têm o PSL como partido de preferência (64% aprovam) e entre os que avaliam a atual gestão como ótima ou boa (54% aprovam).
A reprovação é maior entre ateus (95% rejeitam), entre os que avaliam a gestão como ruim ou péssima (92% rejeitam) e os que têm o PT como legenda predileta (89% rejeitam).
Maioria de homens (70%) e mulheres (71%) acham que Bolsonaro age mal em indicar seu filho. A opinião é a mesma entre brasileiros de 16 a 24 anos (74%), 25 a 34 anos (72%), 35 a 44 anos (70%), 45 a 59 anos (71%) e acima de 60 anos (65%). A indicação também é rejeitada por entrevistados com renda familiar mensal de até 2 salários mínimos (70%), entre 2 e 5 salários (73%), entre 5 e 10 (67%) e mais de 10 (74%).
Se comparados os resultados em cada região, o plano de Bolsonaro em nomear o filho é mais mal recebido no Nordeste (76%), seguido do Sudeste (71%), depois Sul, Norte e Centro-Oeste (65% de rejeição cada). A aprovação é maior no Centro-Oeste (32% favoráveis).
Até entre os eleitores de Bolsonaro, a indicação não é bem vista. Dos entrevistados que declararam voto no atual presidente, 53% são contrários à nomeação e 40% são favoráveis. Entre os que votaram no petista Fernando Haddad, 88% reprovam a indicação contra 9% que aprovam.
O resultado da pesquisa apresenta resultado semelhante a dois levantamentos anteriores. Em 26 de agosto, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o Instituto MDA, noticiou que 72,7% dos brasileiros reprovavam a indicação, contra 21,8% favoráveis. Em 9 de agosto, estudo da consultoria XP Investimentos informou o número de 62% contrários contra 29%.
Bolsonaro ainda não oficializou a indicação do filho. Eduardo ainda precisa ter o nome aprovado por votação no Senado Federal.
Veja também
Últimas notícias
Após anúncio de greve na Ufal, Caio Bebeto ironiza: 'Fazem o L e depois entram em greve'
Idoso é preso após tentar acariciar vizinha e apontar faca para o filho dela em Arapiraca
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
