Datafolha: 70% rejeitam indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada
Filho do presidente Jair Bolsonaro é reprovado para o cargo em quase todos os segmentos da sociedade pesquisados
A indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao cargo de embaixador em Washington é rejeitado por 70% dos brasileiros, segundo divulgou o instituto Datafolha, nesta quarta-feira 4. Somente 23% aprovam a nomeação.
A pesquisa perguntou aos entrevistados se o presidente Jair Bolsonaro (PSL) “está agindo bem ou mal ao indicar seu filho Eduardo para a embaixada dos EUA”. Foram 2.878 entrevistas realizadas em 175 municípios em todo o país, entre 29 e 30 de agosto, com margem de erro de 2 pontos percentuais.
Os índices de rejeição são altos em quase todos os segmentos da sociedade pesquisados, exceto os que têm o PSL como partido de preferência (64% aprovam) e entre os que avaliam a atual gestão como ótima ou boa (54% aprovam).
A reprovação é maior entre ateus (95% rejeitam), entre os que avaliam a gestão como ruim ou péssima (92% rejeitam) e os que têm o PT como legenda predileta (89% rejeitam).
Maioria de homens (70%) e mulheres (71%) acham que Bolsonaro age mal em indicar seu filho. A opinião é a mesma entre brasileiros de 16 a 24 anos (74%), 25 a 34 anos (72%), 35 a 44 anos (70%), 45 a 59 anos (71%) e acima de 60 anos (65%). A indicação também é rejeitada por entrevistados com renda familiar mensal de até 2 salários mínimos (70%), entre 2 e 5 salários (73%), entre 5 e 10 (67%) e mais de 10 (74%).
Se comparados os resultados em cada região, o plano de Bolsonaro em nomear o filho é mais mal recebido no Nordeste (76%), seguido do Sudeste (71%), depois Sul, Norte e Centro-Oeste (65% de rejeição cada). A aprovação é maior no Centro-Oeste (32% favoráveis).
Até entre os eleitores de Bolsonaro, a indicação não é bem vista. Dos entrevistados que declararam voto no atual presidente, 53% são contrários à nomeação e 40% são favoráveis. Entre os que votaram no petista Fernando Haddad, 88% reprovam a indicação contra 9% que aprovam.
O resultado da pesquisa apresenta resultado semelhante a dois levantamentos anteriores. Em 26 de agosto, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o Instituto MDA, noticiou que 72,7% dos brasileiros reprovavam a indicação, contra 21,8% favoráveis. Em 9 de agosto, estudo da consultoria XP Investimentos informou o número de 62% contrários contra 29%.
Bolsonaro ainda não oficializou a indicação do filho. Eduardo ainda precisa ter o nome aprovado por votação no Senado Federal.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
