Médicos do HE do Agreste recebem capacitação para acolher vítimas de violência sexual
Curso é uma parceria com o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual
O Hospital de Emergência do Agreste, em parceria com o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (NAVVS) da Maternidade Santa Mônica, realizou nesta segunda-feira (23), em Arapiraca, curso de capacitação voltado à equipe médica que trabalha na maior unidade pública de saúde do interior de Alagoas.
Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o treinamento foi coordenado pelo Grupo de Trabalho de Humanização do HE do Agreste, que desde o início deste ano desenvolve ações para a oferta do serviço pela Rede de Assistência às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS). Psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e outros profissionais de saúde também participaram da formação
Criada em outubro do ano passado, a rede já funciona na Maternidade Santa Mônica e no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e está sendo implantada no Hospital Ib Gatto, em Rio Largo, e no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca.
Os serviços de acolhimento contam com a parceria de outros órgãos, a exemplo das secretarias da Educação, Segurança Pública, da Mulher e dos Direitos Humanos, da Assistência e Desenvolvimento Social, da Prevenção à Violência, bem como a Defensoria Pública, o Ministério Público, Poder Judiciário e o Departamento de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit).
Durante o treinamento no HE do Agreste, a médica-ginecologista Teresa Gomes, da Maternidade Santa Mônica, que é referência em Alagoas no atendimento às vítimas de violência sexual, repassou informações acerca do acolhimento inicial, a identificação dos casos e os cuidados com pacientes em relação a lesões, doenças sexualmente transmissíveis, exames de gravidez, entre outros procedimentos. “Nosso maior propósito é preparar e sensibilizar os profissionais para um atendimento cada vez mais humanizado”, explicou.
A recomendação é de que, após a constatação do ato, a vítima deve receber atendimento até 72 horas depois da violência e ter acompanhamento multiprofissional clínico, farmacológico, psicológico e de assistência social. “A identificação da vítima é mantida sob total sigilo e num ambiente acolhedor com segurança e privacidade”, acrescentou.
Para o diretor-médico do HE do Agreste, José Eronildo Cavalcante, o treinamento vem reforçar as ações de apoio aos pacientes e familiares. “É importante destacar o apoio da gerência-geral, uma vez que o hospital já adota uma política de humanização no atendimento e, com essa formação, os nossos profissionais de saúde terão mais informações para qualificar esse acolhimento”, completou.
Veja também
Últimas notícias
Corpo esquartejado é encontrado dentro de saco plástico no bairro do Jacintinho
[Vídeo] Criminoso invade lava-jato e furta carro e bicicleta no Barro Duro
Sessões astronômicas no Planetário integram programação de férias em Arapiraca
Homem em surto psiquiátrico provoca incêndio na própria casa em Arapiraca
Homem é preso com pistola, carregadores e 45 munições em Craíbas
Programa Estrada Boa avança na zona rural de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
