Congresso decide que brasileiro deve pagar pela bagagem em voos
Parlamentares mantiveram o veto do presidente Jair Bolsonaro que permitia o despacho gratuito de malas

O Congresso decidiu nesta quarta-feira manter o veto do presidente Jair Bolsonaro à obrigatoriedade de as companhias aéreas oferecerem uma franquia de bagagens para os seus clientes. Isso significa que as empresas seguem livres para cobrar pelas malas.
A gratuidade para bagagem - de até 23 quilos nos aviões a partir de 31 assentos - havia sido incluída pelo Senado na Medida Provisória 863 , que liberou capital estrangeiro em companhias aéreas.
Bolsonaro chegou a dizer que não vetaria o trecho, alegando que o fim da franquia de bagagens não levou à queda nos preços das passagens. No entanto, depois de receber uma série de pareceres de órgãos responsáveis pelo setor em favor da cobrança, o presidente recuou e vetou.
A manutenção do veto teve o apoio dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na última hora, integrantes do centrão tentaram articular a derrubada, mas, por fim, foram desmobilizados. Nos microfones, disseram que estão "dando um prazo" de mais seis meses para as companhias aéreas reduzirem o valor das passagens.
Nós entendemos que os preços das passagens hoje no Brasil são abusivos, e muito disso graças à falta de competitividade. Portanto, o MDB se reuniu, o PP se reuniu, o PTB se reuniu, e nós vamos dar um voto de confiança para que, com maior competitividade, possamos diminuir o preço das passagens — comentou o líder do MDB na Câmara, Baleia Rossi (SP).
Veja também
Últimas notícias

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB

Júri popular de pai acusado de matar filho de 4 anos acontece nesta quinta-feira em Maceió

Cibele Moura propõe criação de ambulatórios e protocolo clínico para diagnóstico e tratamento da doença celíaca em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
