Facebook e WhatsApp terão de repassar mensagens para polícia
Acordo é válido para o Reino Unido
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Empresas americanas de tecnologia, como o Facebook e o WhatsApp, terão de entregar mensagens compartilhadas entre seus usuários para a polícia do Reino Unido quando forem solicitadas, prevê um acordo que está sendo negociado entre o país e os EUA.
As informações sobre este acordo foram reveladas pelo jornal The Times e pela agência Bloomberg. O acordo, que será fechado no próximo mês entre os dois países, obrigará as donas das redes sociais a dar informações que ajudem a desvendar casos de crimes como pedofilia e terrorismo.
Pelo termo, a polícia, promotores e serviços de segurança poderão fazer pedidos de informações para um juiz ou outra autoridade. O tratado também vale para empresas britânicas que prestam serviço nos EUA.
O acerto também irá prever que autoridades dos EUA não poderão investigar cidadãos britânicos, e vice-versa. Empresas do Reino Unido não serão obrigadas a dar informações em casos passíveis de gerar pena de morte, prática proibida pelas leis inglesas.
O governo britânico pressiona as empresas de tecnologia para que criem "portas dos fundos", por onde os governos poderiam entrar e obter dados de conversas e informações de usuários.
"Nos opomos a tentativas governamentais de construir portas dos fundos porque elas vão minar a privacidade e a segurança de nossos usuários em todos os lugares", disse o Facebook, em comunicado. "As companhias podem prover as informações disponíveis quando receberem pedidos legais válidos, sem que seja preciso construir essas portas."
O WhatsApp possui um sistema de criptografia ponto a ponto, que reforça a privacidade das mensagens. O Facebook anunciou planos de levar essa tecnologia também para o Messenger, seu aplicativo de mensagens. Governos temem que isso dificulte ainda mais as investigações.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
