82% das crianças e jovens estão no Whastapp, Facebook e Instagram
“Eles estão associados a contato com pessoa estranhas"
Crianças e adolescentes continuam ocupando significativamente as redes sociais. De acordo com a pesquisa TIC Kids Brasil 2018, realizada pelo NIC.br e pelo CGI.br, 82% dos menores com idades entre 9 e 17 anos têm perfis em plataformas como Whatsapp, Facebook e Instagram.
O índice tem caído desde 2015, quando a pesquisa apontou um volume de 87% de crianças e jovens nesses sites. A rede social mais popular passou a ser o Whatsapp, que superou o Facebook no ano passado. Já o Instagram cresceu 9 pontos percentuais desde 2017.
A coordenadora da pesquisa TIC Kids Online Brasil, Luísa Adib, destaca possíveis riscos que surgem com a exposição nessas plataformas.“Eles estão associados a contato com pessoa estranhas – que não necessariamente ocorre um dano, pode ampliar a sociabilidade, mas precisa ser analisado; a exposição a conteúdos sensíveis; e a própria conduta em fase de formação que pode ser ofensiva para seus próprios pares.”
Luísa Adib afirma que medidas participativas dos pais são mais eficientes que as restritivas.
Para o cuidador de projetos de pesquisa do Cetic.Br, Fabio Senne, as plataformas também precisam agir. “As restrições que as próprias plataformas têm por idade não têm restringido esse público de acessá-las. As principais redes têm limite de 13 anos e vemos crianças abaixo disso declarando uso da rede.”
Fabio Senne ressalta o crescimento do consumo dos produtos multimídia, como vídeos e músicas, por parte desse público.
Segundo a pesquisa, crianças e adolescentes de 9 e 17 anos costumam divulgar fotos, sobrenome e idades falsas nas redes sociais. Esses dados podem levar a problemas de segurança como número de telefone, endereço ou nome da escola – que são revelados por quase 25% dos menores.
Veja também
Últimas notícias
Luis Roberto se espanta após jogador guardar recado na cueca: "Minha nossa"
Estudante que viralizou por rezar terço todo dia ao estudar para o Enem mantém rotina de fé na USP
PM de 24 anos morto em acidente de trânsito é sepultado com honras militares em Maceió
Suspeitos de furtar transformadores são presos em AL; prejuízo chega a R$ 3 milhões
Impeachment de ministros do STF perde força após triunfo de Lula
Atentado que matou jovem em Matriz deixa criança e outras três pessoas feridas
Vídeos e noticias mais lidas
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
