82% das crianças e jovens estão no Whastapp, Facebook e Instagram
“Eles estão associados a contato com pessoa estranhas"
Crianças e adolescentes continuam ocupando significativamente as redes sociais. De acordo com a pesquisa TIC Kids Brasil 2018, realizada pelo NIC.br e pelo CGI.br, 82% dos menores com idades entre 9 e 17 anos têm perfis em plataformas como Whatsapp, Facebook e Instagram.
O índice tem caído desde 2015, quando a pesquisa apontou um volume de 87% de crianças e jovens nesses sites. A rede social mais popular passou a ser o Whatsapp, que superou o Facebook no ano passado. Já o Instagram cresceu 9 pontos percentuais desde 2017.
A coordenadora da pesquisa TIC Kids Online Brasil, Luísa Adib, destaca possíveis riscos que surgem com a exposição nessas plataformas.“Eles estão associados a contato com pessoa estranhas – que não necessariamente ocorre um dano, pode ampliar a sociabilidade, mas precisa ser analisado; a exposição a conteúdos sensíveis; e a própria conduta em fase de formação que pode ser ofensiva para seus próprios pares.”
Luísa Adib afirma que medidas participativas dos pais são mais eficientes que as restritivas.
Para o cuidador de projetos de pesquisa do Cetic.Br, Fabio Senne, as plataformas também precisam agir. “As restrições que as próprias plataformas têm por idade não têm restringido esse público de acessá-las. As principais redes têm limite de 13 anos e vemos crianças abaixo disso declarando uso da rede.”
Fabio Senne ressalta o crescimento do consumo dos produtos multimídia, como vídeos e músicas, por parte desse público.
Segundo a pesquisa, crianças e adolescentes de 9 e 17 anos costumam divulgar fotos, sobrenome e idades falsas nas redes sociais. Esses dados podem levar a problemas de segurança como número de telefone, endereço ou nome da escola – que são revelados por quase 25% dos menores.
Veja também
Últimas notícias
MPAL denuncia empresário por receptação de material da Equatorial em Maceió
Colisão entre dois carros é registrada nas proximidades da Ufal, em Arapiraca
Bolsonaro não sabia que carta seria publicada por Flávio, diz defesa
Idoso fica preso sob carro após capotamento em estrada vicinal de Igaci
Rodrigo Cunha homenageia professor destaque do Maceió Abraça o Mundo
Comerciantes denunciam apreensão de mercadorias durante fiscalização
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
