Ricardo Nezinho anuncia Semana Cultural para celebrar 95 anos de Arapiraca
Lançamento de novos documentários e espetáculo teatral fazem parte da programação
O deputado estadual Ricardo Nezinho, idealizador do projeto audiovisual Raízes de Arapiraca, está anunciando uma semana de atividades artísticas e culturais para celebrar os 95 anos de emancipação política do município.
A Semana Raízes Cultural será aberta, oficialmente, na próxima quarta-feira (23), a partir das 19h30, na sala 6 do Cinesystem do Arapiraca Garden Shopping, com o lançamento do documentário contando a história da Concatedral e dos 75 anos da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Narrado na voz de Cid Moreira, o documentário mostra depoimentos do Bispo de Penedo, Dom Valério Breda, do bispo emérito Dom Hildebrando Mendes, do pároco Antenor Montenegro Júnior, padre Valdiran Ferreira, empresária e paroquiana Maria das Graças Laurindo da Silva, empresário Cícero Galdino e do eletricista Jorge Marques da Silva, entre outras personalidades.
As vagas são limitadas e, em ação social, a entrada será um quilo de alimento não- perecível.
Teatro
O segundo dia da Semana Raízes Cultural, na quinta-feira (24), terá como atração, no Teatro do Sesi, no bairro Primavera, o espetáculo teatral “Graciliano, um brasileiro alagoano – Memórias de Heloísa”.
O espetáculo será encenado, a partir das 19 horas, pelos atores Chico de Assis, Paulo Poeta e Arilene de Castro e Marco Antônio, num passeio cênico por trechos da vida e obra de um dos maiores escritores do Brasil.
A programação também reserva o lançamento, na tarde do domingo (27), a partir das 15 horas, a terceira edição do projeto audiovisual Raízes de Arapiraca com 15 novos documentários para os homenageados e seus familiares.
Neta do emancipador
A sessão está marcada para a sala 4 do Cinesystem Arapiraca Garden Shopping. Dentre os homenageados está a servidora aposentada Roza Rodrigues, neta do emancipador Major Esperidião Rodrigues
No dia em que Arapiraca celebra seus 95 anos de emancipação política, na quarta-feira (30), a partir das 14 horas, haverá o lançamento online, no site do projeto Raízes de Arapiraca (www.raizesdearapiraca.com.br), do novo documentário contando a história da Concatedral e dos 75 anos da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Eternizando memórias
O Projeto Raízes de Arapiraca, um documentário etnográfico sobre os arapiraquenses, por meio de produção audiovisual, conta a história de vida de cada entrevistado, sua origem, tradições familiares e sua relação direta com o desenvolvimento social, cultural, político e econômico do município.
Um rico acervo está sendo disponibilizado para as futuras gerações, além de ser importante base de estudos para pesquisadores, historiadores e estudantes que pretendem conhecer a história de Arapiraca, de seus filhos nativos e moradores da cidade.
Desde o seu lançamento, há um ano e quatro meses, os vídeos já ultrapassaram mais de 45 mil minutos de exibição no canal no YouTube.
O documentário é o maior do gênero no Brasil e foi lançado em abril de 2018, com a exibição de 38 entrevistas de antigos nativos e moradores da cidade.
A segunda edição do projeto ocorreu em abril deste ano, também na sala de cinema do Cinesystem do Arapiraca Garden Shopping, com a exibição de mais 33 vídeos e depoimentos de pessoas com mais de 70 anos de idade que participaram diretamente e continuam contribuindo com o desenvolvimento social, cultural, artístico e econômico da Terra de Manoel André.
Cada documentário tem em média 30 minutos de duração, e a proposta do deputado estadual Ricardo Nezinho e equipe, segundo o publicitário Aldo Duende, é reunir mais de 200 depoimentos pelos próximos anos.
Veja também
Últimas notícias
Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Após FIV, mulher de 62 anos dá à luz 6º filho; médica explica técnica
Mulher leva bebê reborn “com gripe” para UPA, que nega atendimento
Golden vira sensação ao aparecer em mais de 1.000 fotos do Google
Paulo Dantas anuncia maior concurso público da história de AL com mais de 11 mil vagas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
