Ufal publica 2ª chamada para aquisição de alimentos da Agricultura Familiar
No Campus do Sertão, os envelopes com a documentação devem ser apresentados até 24 de outubro. Nos campi A.C. Simões e Arapiraca, até 25. Em Viçosa, até 29
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), publicou o 2º edital na modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos, com dispensa de licitação, oriundos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, destinada a atender aos usuários dos Restaurantes Universitários ( RUs) da Ufal, nos quatro campi, durante o período de 01 de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2020.
Os interessados em participar da chamada pública deverão apresentar os envelopes com a documentação nas datas e locais definidos no edital (veja na imagem abaixo). Os itens a serem comprados são hortaliças, frutas, laticínios, farinha de mandioca, açúcar, leite de coco, entre outros produtos, que devem ser de produção própria dos fornecedores e cumprir requisitos de controle de qualidade das normas indicadas no edital.
A prioridade da seleção será para os fornecedores locais, destacando-se os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas, e grupos de mulheres. Outro critério indicado no edital é que os gêneros alimentícios sejam certificados como orgânicos ou agroecológicos, segundo a Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003.
A pró-reitora Estudantil, Silvana Medeiros, destaca a importância desta ação para a Universidade. “É uma satisfação de publicar a 2ª chamada, devido ao sucesso da primeira compra, atestado pelas nutricionistas e pelas associações de agricultores e cooperativas, que se sentem muito valorizados ao fornecer para a Universidade. Nesta chamada ampliamos a diversidade de produtos e as quantidades em relação a anterior”, informa a pró-reitora.
A primeira aquisição de produtos da agricultura familiar foi realizada em outubro de 2018. Essa foi uma proposta da gestão, em proposta elaborada conjuntamente pela pró-reitoria Estudantil (Proest) e Proginst. “Temos o compromisso de consolidar essa modalidade de compra que visa garantir o abastecimento alimentar com qualidade para os RUs, além de fortalecer os circuitos locais e regionais da agricultura familiar para o desenvolvimento rural sustentável”, ressalta a reitora Valéria Correia.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
