Ufal publica 2ª chamada para aquisição de alimentos da Agricultura Familiar
No Campus do Sertão, os envelopes com a documentação devem ser apresentados até 24 de outubro. Nos campi A.C. Simões e Arapiraca, até 25. Em Viçosa, até 29

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), publicou o 2º edital na modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos, com dispensa de licitação, oriundos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, destinada a atender aos usuários dos Restaurantes Universitários ( RUs) da Ufal, nos quatro campi, durante o período de 01 de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2020.
Os interessados em participar da chamada pública deverão apresentar os envelopes com a documentação nas datas e locais definidos no edital (veja na imagem abaixo). Os itens a serem comprados são hortaliças, frutas, laticínios, farinha de mandioca, açúcar, leite de coco, entre outros produtos, que devem ser de produção própria dos fornecedores e cumprir requisitos de controle de qualidade das normas indicadas no edital.
A prioridade da seleção será para os fornecedores locais, destacando-se os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas, e grupos de mulheres. Outro critério indicado no edital é que os gêneros alimentícios sejam certificados como orgânicos ou agroecológicos, segundo a Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003.
A pró-reitora Estudantil, Silvana Medeiros, destaca a importância desta ação para a Universidade. “É uma satisfação de publicar a 2ª chamada, devido ao sucesso da primeira compra, atestado pelas nutricionistas e pelas associações de agricultores e cooperativas, que se sentem muito valorizados ao fornecer para a Universidade. Nesta chamada ampliamos a diversidade de produtos e as quantidades em relação a anterior”, informa a pró-reitora.
A primeira aquisição de produtos da agricultura familiar foi realizada em outubro de 2018. Essa foi uma proposta da gestão, em proposta elaborada conjuntamente pela pró-reitoria Estudantil (Proest) e Proginst. “Temos o compromisso de consolidar essa modalidade de compra que visa garantir o abastecimento alimentar com qualidade para os RUs, além de fortalecer os circuitos locais e regionais da agricultura familiar para o desenvolvimento rural sustentável”, ressalta a reitora Valéria Correia.
Veja também
Últimas notícias

Princípio de incêndio assusta moradores em edifício na Ponta Verde

Arapiraca: Vídeo mostra empresário envolvido em confusão com vizinhos pouco antes de ser morto

Prefeitura garante inclusão no São João de Arapiraca com camarote gratuito para PcDs

Terceiro suspeito de participar da morte da adolescente Mirian é preso pela polícia em Maceió

Forrozão Baby Som, Supapo e Danielzinho agitam a noite de São João em Palmeira

Subcomandante do 10º Batalhão da PM esclarece prisão de homem que matou a tia em Palmeira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
