Ufal publica 2ª chamada para aquisição de alimentos da Agricultura Familiar
No Campus do Sertão, os envelopes com a documentação devem ser apresentados até 24 de outubro. Nos campi A.C. Simões e Arapiraca, até 25. Em Viçosa, até 29
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), publicou o 2º edital na modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos, com dispensa de licitação, oriundos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, destinada a atender aos usuários dos Restaurantes Universitários ( RUs) da Ufal, nos quatro campi, durante o período de 01 de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2020.
Os interessados em participar da chamada pública deverão apresentar os envelopes com a documentação nas datas e locais definidos no edital (veja na imagem abaixo). Os itens a serem comprados são hortaliças, frutas, laticínios, farinha de mandioca, açúcar, leite de coco, entre outros produtos, que devem ser de produção própria dos fornecedores e cumprir requisitos de controle de qualidade das normas indicadas no edital.
A prioridade da seleção será para os fornecedores locais, destacando-se os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas, e grupos de mulheres. Outro critério indicado no edital é que os gêneros alimentícios sejam certificados como orgânicos ou agroecológicos, segundo a Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003.
A pró-reitora Estudantil, Silvana Medeiros, destaca a importância desta ação para a Universidade. “É uma satisfação de publicar a 2ª chamada, devido ao sucesso da primeira compra, atestado pelas nutricionistas e pelas associações de agricultores e cooperativas, que se sentem muito valorizados ao fornecer para a Universidade. Nesta chamada ampliamos a diversidade de produtos e as quantidades em relação a anterior”, informa a pró-reitora.
A primeira aquisição de produtos da agricultura familiar foi realizada em outubro de 2018. Essa foi uma proposta da gestão, em proposta elaborada conjuntamente pela pró-reitoria Estudantil (Proest) e Proginst. “Temos o compromisso de consolidar essa modalidade de compra que visa garantir o abastecimento alimentar com qualidade para os RUs, além de fortalecer os circuitos locais e regionais da agricultura familiar para o desenvolvimento rural sustentável”, ressalta a reitora Valéria Correia.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
