Prevenção do câncer de mama é discutido em roda de conversa no Ifal de Palmeira dos Índios
Projeto ˜Prevenção além da cor" prossegue em novembro, com ações voltadas ao câncer de próstata

Em uma roda de conversa, nos três turnos, a equipe de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, convidou profissionais da área de saúde para falar da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação faz parte do projeto “Prevenção além da cor”, voltado à discussão de diversos tipos de câncer, independentemente das cores e meses alusivas a ele.
O evento foi realizado nesta quarta, 23, e teve a participação de profissionais no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Prefeitura Municipal: Werlândia Duarte (fisioterapeuta), Rosângela Gonçalves (enfermeira), Soraya Albuquerque (assistente social), além da equipe de Assistência Estudantil do campus: Celsa Tenório e Cícera Albuquerque, ambas enfermeiras e Fátima Carnaúba (psicóloga).
Em sua fala, Werlândia lembrou que o câncer de mama é o segundo que mais mata pessoas no Brasil, por isso a prevenção e a promoção de ações de saúde são fundamentais para a redução dessas estatísticas.
“O município dispõe hoje de um programa voltado à detecção do câncer de mama, através do uso da mamografia, disponível para mulheres de 50 a 69 anos. Este exame deve ser realizado a cada dois anos, por conta das radiações, que feitas em grande frequência também pode causar a doença. Essas mulheres podem procurar o posto de saúde mais próximo e solicitar a guia. Este mês, o exame está aberto para todas as mulheres, independente de idade”, frisou a fisioterapeuta.
Como o público da ação foram os alunos e alunas do Ifal dos cursos técnicos e superiores, em sua maioria com idade entre 14 e 25 anos, ela lembrou que a prevenção para esses jovens pode se dar através de atividades físicas regulares, manutenção do peso corporal, alimentação saudável, entre outros. “Para aquelas jovens que já são mães, lembramos que a amamentação previne o câncer de mama, como também a obesidade infantil”, frisou Werlândia.
Durante o evento, houve a participação durante todo o dia dos estudantes do curso técnico em Enfermagem do Centro Profissionalizante de Alagoas (Ceproal). Eles estiveram com ações de aferição dos sinais vitais da comunidade acadêmica do campus e explanações sobre o autoexame das mamas.
Em novembro, as ações do “Prevenção além da cor” seguem, desta vez voltadas ao câncer de próstata.
Veja também
Últimas notícias

Justiça toma decisão sobre vídeo de homem exposto por traições no RS

Artista plástico representa Palmeira dos Índios na Fenearte e concorre a prêmio nacional em Olinda (PE)

'Mosquinha parece ser inofensiva, mas não é', diz jovem que viralizou após infecção ocular

Acusado de matar amigo dentro de carro é condenado a mais de 13 anos de prisão

Motoristas da rede municipal de ensino de Palmeira dos Índios participam de palestra com a PRF

Jovem morre em colisão entre moto e caminhão em São José da Laje
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
