Professor racista chama aluna de “feia” e a humilha em sala de aula
Mãe da adolescente de 15 anos diz que ofensas proferidas pelo professor já ocorreram outras vezes. Caso aconteceu em escola estadual de Santos (SP)
Um professor da Escola Estadual Professora Alzira Martins Lichti, localizada em Santos, no litoral paulista, proferiu diversos comentários racistas contra uma de suas alunas e a humilhou em sala de aula. A estudante de 15 anos, que preferiu não se identificar, afirma que foi vítima de comentários preconceituosos sobre a sua aparência, sendo chamada de “feia”, e que seu cabelo “não mexe”, que “ela é preta” e “a pele dela é feia porque ela é negra”.
“Eu só decidi expor a situação porque acho que ele está errado de fazer isso comigo. Fiquei mal demais”, disse a estudante do 9º ano, em entrevista ao G1 nesta terça-feira (12).
“Ela até gostava desse professor. Mas, ele começou a falar dela em outras salas. Ele é racista, não tem outra resposta. Porque a minha filha nunca desrespeitou ele. Ela nunca ofendeu ele. E ele passou do limite com ela”, diz a cozinheira Cristina Maria Dias, mãe da adolescente.
Segundo Cristina, não é a primeira vez que o docente faz comentários ofensivos em relação a sua filha. “Mas ninguém nunca tinha conseguido provar. Isso não pode acontecer. Primeiro porque ele é educador. Segundo que, é isso que ele está ensinando na escola? Os outros alunos a serem preconceituosos?”, questiona.
Em nota, a Diretoria Regional de Ensino de Santos afirma repudiar todo e qualquer ato de discriminação, dentro e fora do ambiente escolar. Assim que tomou conhecimento da denúncia, abriu uma apuração e o caso está sendo averiguado. Caso comprovadas as acusações, todas as medidas cabíveis serão tomadas. A administração regional prestará todo apoio aos pais e está à disposição para qualquer esclarecimento.
Veja também
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
