Professor racista chama aluna de “feia” e a humilha em sala de aula
Mãe da adolescente de 15 anos diz que ofensas proferidas pelo professor já ocorreram outras vezes. Caso aconteceu em escola estadual de Santos (SP)
Um professor da Escola Estadual Professora Alzira Martins Lichti, localizada em Santos, no litoral paulista, proferiu diversos comentários racistas contra uma de suas alunas e a humilhou em sala de aula. A estudante de 15 anos, que preferiu não se identificar, afirma que foi vítima de comentários preconceituosos sobre a sua aparência, sendo chamada de “feia”, e que seu cabelo “não mexe”, que “ela é preta” e “a pele dela é feia porque ela é negra”.
“Eu só decidi expor a situação porque acho que ele está errado de fazer isso comigo. Fiquei mal demais”, disse a estudante do 9º ano, em entrevista ao G1 nesta terça-feira (12).
“Ela até gostava desse professor. Mas, ele começou a falar dela em outras salas. Ele é racista, não tem outra resposta. Porque a minha filha nunca desrespeitou ele. Ela nunca ofendeu ele. E ele passou do limite com ela”, diz a cozinheira Cristina Maria Dias, mãe da adolescente.
Segundo Cristina, não é a primeira vez que o docente faz comentários ofensivos em relação a sua filha. “Mas ninguém nunca tinha conseguido provar. Isso não pode acontecer. Primeiro porque ele é educador. Segundo que, é isso que ele está ensinando na escola? Os outros alunos a serem preconceituosos?”, questiona.
Em nota, a Diretoria Regional de Ensino de Santos afirma repudiar todo e qualquer ato de discriminação, dentro e fora do ambiente escolar. Assim que tomou conhecimento da denúncia, abriu uma apuração e o caso está sendo averiguado. Caso comprovadas as acusações, todas as medidas cabíveis serão tomadas. A administração regional prestará todo apoio aos pais e está à disposição para qualquer esclarecimento.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso após agredir ex-companheira em via pública em Arapiraca
Homem sofre acidente de trânsito ao cair da moto no Centro de Japaratinga
Colisão entre caminhões e carros deixa mortos e paralisa trânsito na BR-320, na Paraíba
Mulher é agredida e sufocada com lençol para não deixar marcas no Agreste de AL
Homem é preso com maconha, crack, cocaína e arma no município de Maragogi
Passageiro de moto é flagrado com maconha no município de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
