[Vídeo] PF realiza operação para recuperar mais de R$ 2 mi desviados em Girau do Ponciano
Prefeito atual foi afastado por 60 dias para evitar prejuízo à investigação
A Polícia Federal em Alagoas está realizando em Girau do Ponciano, no Agreste alagoano, a Operação Duplicidade, que investiga as condutas criminosas na fraude de procedimento licitatório e desvio de verbas públicas federais relativas aos recursos do Fundeb no ano de 2012, De acordo com a PF, o atual prefeito Davi Barros foi afastado por um período de 60 dias para evitar prejuízo à investigação.
Mais de 40 policiais federais estão participando desta operação realizada em conjunto com o Ministério Público Federal, através da Procuradoria Regional da República da 5ª Região. Estão sendo cumpridos 8 (oito) mandados judiciais de busca e apreensão, além do sequestro de bens móveis e imóveis, tais como dinheiro em contas bancárias, veículos, casas, apartamentos e fazendas, visando possibilitar o ressarcimento ao erário público, que foi lesado em, aproximadamente, R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais), em valores atualizados.
A Operação
Segundo os indícios colhidos durante a investigação, gestores do município de Girau do Ponciano/AL, entre outubro e dezembro de 2012, sob o argumento de que seria necessária a contratação de empresa para a construção de um Centro Escolar no Distrito de Canafístula do Cipriano, teriam fraudado um procedimento licitatório visando unicamente a contratação de empresa inidônea que serviria somente para a emissão de medições fraudulentas e notas fiscais graciosas, as quais foram utilizadas para o vultoso desvio de recursos públicos federais do FUNDEB.
Além disso, a investigação constatou que outros crimes estariam sendo praticados atualmente visando acobertar os ilícitos do passado, com a contratação informal de trabalhadores para execução da obra; o emprego de recursos em desacordo com os planos ou programas a que se destinam ;a dispensa ou inexigibilidade de licitação e a falsidade ideológica em documento público.
Por essa razão, foi determinado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região o afastamento cautelar do atual prefeito Davi Barros, de forma a evitar o prejuízo à investigação policial.
Em virtude do foro por prerrogativa de função de um dos investigados, o Inquérito Policial, instaurado na Superintendência Regional da Policia Federal em Alagoas, tramita no Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
Duplicidade
O nome da Operação faz alusão à forma de agir dos investigados, na medida em que, de forma repetida, agentes públicos do município de Girau do Ponciano/AL, estariam utilizando recursos públicos para a construção de uma mesma obra, a qual, apesar do vultoso valor já pago à empresa, até o momento não foi concluída.
Veja também
Últimas notícias
O provável herdeiro dos votos de Alfredo Gaspar na Câmara Federal
Empresário acusado de atear fogo em apartamento de ex-namorada é considerado foragido
Decisão de Ronaldo Lessa retira de Arapiraca vaga de vice na chapa de JHC
Quati invade casa em Petrópolis, abre geladeira e é flagrado por câmeras após aumento na conta de luz
Maio Amarelo: Equatorial alerta condutores após registrar mais de 2,4 mil colisões contra postes em AL
Cícero Cavalcante articula ações com governador e prefeita de Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
