Transportadores complementares prometem paralisar atividades na quarta-feira (27)
Eles defendem a Lei Federal 13.855, que trata do combate ao transporte clandestino
Os usuários de transportes alternativos devem ficar atentos, porque nesta quarta-feira (27) haverá uma redução no número de veículos. Conforme a mobilização que vem sendo feita, inclusive pelas redes sociais, o transporte complementar de Alagoas promete parar amanhã, numa grande mobilização em apoio a lei Federal 13.855, que aumenta a punição para o transporte irregular remunerado de passageiros, conhecido como pirata. A nova lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro sem vetos.
Segundo a lei, o transporte pirata — seja de ônibus ou van escolar sem autorização ou transporte remunerado de pessoas ou bens — passa a ser classificado de infração gravíssima, com multa (multiplicada por cinco, no caso do escolar) e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além da remoção do veículo como medida administrativa. Em virtude da Lei, houve aumento na fiscalização, o que desagradou alguns setores.
Em Alagoas, há uma lei estadual de autoria do deputado Galba Novaes (MDB), que dispõe sobre o fretamento de veículo taxi para transporte intermunicipal e individual de passageiros. Em razão disso, foram feitas algumas manifestações, notadamente na região metropolitana de Maceió, pedindo a regulamentação do serviço.
Mobilização
O presidente da Cooperativa de Transporte Complementar Intermunicipal de Passageiros (Coopervan), Marcondes Prudente, afirmou ser favorável a mobilização do transporte alternativo marcada para a quarta-feira (27). Na avaliação dele, uma Lei Estadual não pode se sobrepor a uma Lei Federal, “que vem ajudando no combate ao transporte clandestino”.
De acordo com Marcondes Prudente, em todo o estado são 1.200 transportadores cadastrados na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal). Desse total, 400 transportadores são filiados a Coopervan, Prudente defendeu que haja uma divisão, principalmente no interior, com 50% dos transportadores parando na quarta (27) e outros 50% na quinta (28), para que a população não fique seja totalmente prejudicada.
De qualquer forma já é certo que haverá uma mobilização e uma consequente redução no número de veículos circulando.
Veja também
Últimas notícias
Mulher fica gravemente ferida após veículo despencar de ribanceira em Matriz de Camaragibe
OMS confirma morte por vírus Nipah em Bangladesh
Adolescente que apanhou do piloto Pedro Turra morre em hospital do DF
Idoso fica ferido após colisão entre carro e bicicleta na BR-316, em Santana do Ipanema
Ibama multa Petrobras em 2,5 milhões por vazamento na Foz do Amazonas
Professora é assassinada a facadas por aluno dentro de faculdade
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Bloco carnavalesco altera trânsito na Pajuçara neste domingo
