Expectativa de brasileiros para aposentadoria é irreal, aponta estudo
Schroders afirma que espera-se um retorno alto demais para os investimentos voltados para a previdência
A grande maioria dos brasileiros que poupa para a aposentadoria acredita que terá um futuro tranquilo quando parar de trabalhar. Mas é provável que muitos encontrem uma realidade bem diferente quando o longo prazo chegar.
Um estudo feito pela gestora britânica Schroders mostra que os investidores, de forma geral, têm uma visão pouquíssimo realista de quanto suas economias devem render na aposentadoria. Acontece não só aqui, mas em dezenas de países.
Na média, os brasileiros estimam um retorno anual de cerca de 12% para seus investimentos, enquanto os americanos acreditam que conseguirão perto de 10%. Na Europa, a expectativa varia de aproximadamente 9% (Espanha, Itália, Polônia e Rússia) a 11% (Bélgica e Portugal).
É claro que é impossível precisar qual será a rentabilidade no futuro, mas as taxas de juros baixas – ou negativas em muitos países – indicam que os investidores estão sendo otimistas demais.
“Essa expectativa de retorno em torno 10% ao ano se deve à memória dos investidores, que chegaram a conseguir esses rendimentos no passado, aqui e em outros mercados”, diz Daniel Celano, CEO da Schroders Brasil.
“Mas é preciso se ajustar à nova realidade”, acrescenta. Ele lembra que, na fase de resgates, os investimentos devem ser mais conservadores, já que os recursos estão sendo utilizados. Por isso, o rendimento tende a ser menor do que no período de acumulação.
Veja também
Últimas notícias
Estudantes da rede estadual participam de maratona de inovação para mulheres
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
Marechal Deodoro receberá 950 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida
Alcolumbre: É ofensivo insinuar que cargos resolvem aprovação de Messias
Motorista sofre AVC enquanto dirige e é salvo por policiais militares na BR-104
Papagaios Chauás serão transferidos para reserva ambiental do Rio Niquim
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
