[Vídeo] Agentes da SMTT deflagram operação padrão em Arapiraca
Categoria reivindica melhorias salariais e nas condições de trabalho
Os agentes de trânsito de Arapiraca decidiram, nesta sexta-feira (13), deflagrar uma "operação padrão" para reivindicar melhorias salariais e nas condições de trabalho. A categoria esteve reunida durante toda a manhã na sede da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e definiu a adoção de outras providências caso não seja aberto um canal de negociação junto a prefeitura.
"Nossa principal reivindicação é a equiparação salarial com os municípios de Penedo e Palmeira dos Índios. Em Penedo mesmo, não tem semáforo, não tem aplicação de multa, e o salário-base do agente é o dobro do nosso, que estamos em uma cidade com uma população muito maior e com muito mais responsabilidade", afirmou o vice-presidente do Sindicato os Agentes de Trânsito (Sinatran), Reinaldo Calixto.
Segundo o sindicalista, o salário-base do agente de trânsito de Arapiraca é de um salário mínimo e que os trabalhadores recebem mais 10% de gratificação como servidores com nível médio. Para melhorar os salários, a categoria quer a implantação de um programa de carreiras exclusivo, incorporando as gratificações ao salário e ainda gratificação de nível superior. Atualmente 80% dos agentes da SMTT possuem diploma de curso superior.
Reinaldo Calixto afirma que a operação padrão começa de imediato e, nos próximos dez dias os agentes continuarão a atender as ocorrências e farão fiscalizações educativas nos transportes urbanos de passageiros. "Faremos ações mais voltadas para o bem estar da população, por meio de blitz educativas e orientações a motoristas de ônibus, táxis e mototáxis", explicou. De acordo com ele, não há nenhuma orientação relacionada a aplicação de multas. "Mas como a administração está fazendo pouco caso com a categoria, as multas diminuem de maneira natural", justificou.
Após os dez dias de operação padrão, o dia 23 de dezembro será o Dia D de mobilização da categoria. Os agentes irão paralisar as atividades neste dia e levarão um bolo para a porta da SMTT. Neste mesmo dia aguardam um posicionamento da Superintendência quanto a pauta de reivindicações e os agentes que exercem a função de supervisores irão entregar os cargos.
"Essa atitude é necessária porque os supervisores estão sendo pressionados a registrar tudo que está acontecendo em livro para que, no futuro, ele próprio e os colegas sejam prejudicados por aderir a nossa mobilização", declarou o sindicalista.
Após o Dia D, além da continuidade da operação padrão, foram definidas paralisações também nos dias 24 e 31 de dezembro.
Veja também
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
