[Vídeo] Agentes da SMTT deflagram operação padrão em Arapiraca
Categoria reivindica melhorias salariais e nas condições de trabalho
Os agentes de trânsito de Arapiraca decidiram, nesta sexta-feira (13), deflagrar uma "operação padrão" para reivindicar melhorias salariais e nas condições de trabalho. A categoria esteve reunida durante toda a manhã na sede da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e definiu a adoção de outras providências caso não seja aberto um canal de negociação junto a prefeitura.
"Nossa principal reivindicação é a equiparação salarial com os municípios de Penedo e Palmeira dos Índios. Em Penedo mesmo, não tem semáforo, não tem aplicação de multa, e o salário-base do agente é o dobro do nosso, que estamos em uma cidade com uma população muito maior e com muito mais responsabilidade", afirmou o vice-presidente do Sindicato os Agentes de Trânsito (Sinatran), Reinaldo Calixto.
Segundo o sindicalista, o salário-base do agente de trânsito de Arapiraca é de um salário mínimo e que os trabalhadores recebem mais 10% de gratificação como servidores com nível médio. Para melhorar os salários, a categoria quer a implantação de um programa de carreiras exclusivo, incorporando as gratificações ao salário e ainda gratificação de nível superior. Atualmente 80% dos agentes da SMTT possuem diploma de curso superior.
Reinaldo Calixto afirma que a operação padrão começa de imediato e, nos próximos dez dias os agentes continuarão a atender as ocorrências e farão fiscalizações educativas nos transportes urbanos de passageiros. "Faremos ações mais voltadas para o bem estar da população, por meio de blitz educativas e orientações a motoristas de ônibus, táxis e mototáxis", explicou. De acordo com ele, não há nenhuma orientação relacionada a aplicação de multas. "Mas como a administração está fazendo pouco caso com a categoria, as multas diminuem de maneira natural", justificou.
Após os dez dias de operação padrão, o dia 23 de dezembro será o Dia D de mobilização da categoria. Os agentes irão paralisar as atividades neste dia e levarão um bolo para a porta da SMTT. Neste mesmo dia aguardam um posicionamento da Superintendência quanto a pauta de reivindicações e os agentes que exercem a função de supervisores irão entregar os cargos.
"Essa atitude é necessária porque os supervisores estão sendo pressionados a registrar tudo que está acontecendo em livro para que, no futuro, ele próprio e os colegas sejam prejudicados por aderir a nossa mobilização", declarou o sindicalista.
Após o Dia D, além da continuidade da operação padrão, foram definidas paralisações também nos dias 24 e 31 de dezembro.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
