Belezas dos municípios alagoanos encantam na feira do “Cidades e Gestores”
A feira é aberta ao público, com entrada gratuita, com mais de 90 estandes montados

Com entrada gratuita, o “Cidades e Gestores” movimenta a economia criativa, desde quinta (11), com espaços dedicados ao comércio de peças artísticas, artesanato e gastronomia. Na feira, municípios alagoanos são representados com a presença de artesãos locais. Em três dias, com corredores lotados, os turistas de várias regiões são convidados a conhecer e explorar cada detalhe dos quatro cantos de Alagoas. Nos hotéis, a feira dos municípios oferece translado para o transporte gratuito a partir deste sábado (14) até domingo (15) para estimular a troca de experiências. O participante pode comprar os produtos direto nos estandes.
A feira é aberta ao público, com entrada gratuita, com mais de 90 estandes montados. “Nosso espaço tem peças produzidas pelos artesãos locais, além de pratos típicos, como o doce cristalizado de jaca e filé de Aratu”, conta a primeira-dama de Porto de Pedras, Márcia Cunha. Outro exemplo é Atalaia. O carro-chefe do artesanato, deste município, são produtos feitos da fibra de bananeira, “usados para decoração e acessórios”. A palha é o carro chefe na produção de peças para uso pessoal ou decoração, como bolsas, baús e caixas, em Maragogi, Murici, São Luiz do Quitunde e Feliz Deserto. A madeira é o principal material nas esculturas de Penedo, Quebrangulo, Campo Alegre, Olho D’Água das Flores, Pão de Açúcar, Belo Monte e Ouro Branco. Em homenagem ao futebol, Dois Riachos dedica seu espaço a rainha Marta.
A Expo é referência como maior feira municipalista do Nordeste e, agora, como uma proposta mais moderna, criativa e tecnológica. Para quem busca produtos orgânicos, Cacimbinhas é o destino certo para comprar produtos derivados do leite e do mel. A arte indígena é estrela no espaço de Palmeira do Índios, já em Piranhas, o couro é usado na produção de calçados e bolsas. Na terra do leite, Major Izidoro, vacas por todo lado na venda de derivados. Para conhecer os roteiros turísticos, Olho D’Água do Casado, São José da Laje, São Miguel dos Campos e São Miguel dos Milagres com os melhores pontos para viagens. Quem gosta de crochê, vários municípios no comércio, como Teotônio Vilela, São José da Tapera e Feira Grande.
Para provar a gastronomia, a lista de cidades é grande, como Junqueiro, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Jaramataia, Coqueiro Seco, Japaratinga, São Sebastião, Santana do Ipanema, Capela – também com barro – e Anadia. No folclore, artes de sobra, em Chã Preta, Paulo Jacinto, São Miguel dos Campos, Boca da Mata e Colônia Leopoldina. Na literatura, o cordel encantado de Santana do Mundaú e União dos Palmares. Nas variedades, Santa Luzia do Norte, Porto de Pedras, Porto Calvo, Limoeiro de Anadia, Anadia, Pilar e Messias.
A Feira apresenta os mais tradicionais grupos folclóricos de Alagoas, em uma programação diversificada, durante três dias. As cores, os ritmos e a tradição de Alagoas serão representadas no palco de apresentações culturais do Cidades e Gestores. Pastoril, chegança, xaxado, orquestras e bumba meu boi, entre outros folclores, irão se apresentar mostrando a cultura tipicamente alagoana. Veja a programação completa no link: https://ama-al.com.br/municipios-apresentam-grupos-culturais-no-palco-de-apresentacoes-do-cidades-e-gestores/
O “Cidades e Gestores” tem patrocínio: Sebrae, SESI/SENAI, Governo de Alagoas, ADM&TEC, Equatorial, Caixa – Governo Federal, Unit e Fecomércio. Apoio institucional: OAB /ESA, Onu Habitat, Tribunal de Justiça. TCE-AL, CGU, MPE-AL, TCU, Receita Federal, Embrapa, MPF, Ideia, EJE, IPZ (Instituto Paulo Ziulkoski), Cigip, Conisul, Undime, Cosems, Coegemas, Faeal/Senar, Uveal, Ferraz – Eventos e Treinamentos, Muvi, Smart City, Santa Clara.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
