Saúde

Após excursão a Pão de Açúcar, moradores de Arapiraca apresentam quadro de infecção intestinal

Crianças chegaram a ser hospitalizadas devido a desidratação

Por 7Segundos 18/01/2020 07h07
Após excursão a Pão de Açúcar, moradores de Arapiraca apresentam quadro de infecção intestinal
Pão de Açúcar - Foto: prefeitura de Pão de Açúcar/ reprodução

O posto de saúde da comunidade Vila Aparecida atendeu um grande número de moradores dos povoados Lagoa d'Água e Baixa do Capim, com sintomas de vômito, diarreia e febre, como de infecção intestinal. Em comum, esses pacientes participaram de uma excursão até a "prainha" no município de Pão de Açúcar, no último domingo.

"Saíram dois ônibus e mais alguns carros particulares, levando o pessoal para a excursão. Minha esposa e meu filho foram e estão doentes. Eles reclamaram que a água do rio estava muito suja, mas entraram mesmo assim, como todas as outras pessoas que participaram da excursão", afirmou José Edson Rodrigues de Farias, morador do povoado Lagoa d'Água.

No começo da semana, passou a perceber que outras pessoas que moram na comunidade também apresentavam sintoma de diarreia e vômito, em casos mais graves, acompanhados também de febre. "Mas foi quando acompanhei minha esposa e filho no posto de saúde da Vila Aparecida é que pude confirmar que todos que estavam com infecção intestinal haviam ido para a excursão. Então o problema provavelmente foi a água do rio, que estava imprópria para o banho. Apesar de não ter nenhum aviso para a população no local", declarou.

José Edson afirma que as pessoas que foram na excursão comeram alimentos diferentes e beberam água de origem diferente, então a possibilidade de a contaminação ter ocorrido por ingestão de água ou de alimento seria improvável. "O que as pessoas que ficaram doentes tem em comum é que todas tomaram banho no rio", afirmou.

De acordo com ele, algumas das crianças que estavam na excursão precisaram ser hospitalizadas devido o estado de desidratação provocado pela diarreia e o médico da unidade de saúde passou a avisar os pacientes que, se o quadro de infecção intestinal continuasse, eles deveriam buscar atendimento no Hospital Regional. "Falei com uma agente de saúde e ela disse que a situação seria levada para a Secretaria de Saúde, para saber que providências podem ser adotadas", ressaltou.

O portal 7segundos manteve contatos com as prefeituras de Pão de Açúcar e Arapiraca,mas  até o fechamento da matéria não obteve retorno.