Demora para a liberação de edital de concurso para a prefeitura de Coité do Noia provoca reclamações
Conforme denúncia, município estaria descumprindo TAC
O aguardado concurso para a prefeitura de Coité do Noia ainda não tem prazo para acontecer. O certame foi anunciado em julho do ano passado e o município contratou a Fundação do Vale do Piauí em outubro, mas nada do edital ser divulgado.
"Outras pessoas e eu entramos em contato com a instituição contratada para o concurso, mas a resposta que recebemos é de que a prefeitura que é responsável pela divulgação do edital e eles não podem fazer nada quanto a isso. Tudo indica que, por ser ano eleitoral, eles estão procrastinando, criando dificuldades", afirmou um morador do município, que pediu para não ter o nome divulgado.
A realização de concurso público no município parece caso de novela. A discussão sobre a necessidade de substituir funcionários contratados temporariamente por efetivos começou em 2011, quando o Ministério Público Federal determinou que o município tomasse providências em relação a médicos do Programa Saúde da Família (PSF), que não estavam cumprindo a carga horária de 40 horas semanais. Na época foi celebrado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) dando prazo ao município até fevereiro de 2012 para a realização do concurso.
O prazo foi descumprido e em 2014 foi celebrado um novo TAC, entre o Ministério Público Estadual e o prefeito José de Sena Netto, o Seninha, em que o município se comprometia à época, de dispensar todos funcionários contratados, não fazer mais contratações e realizar concurso púiblico para preencher as vagas. A prefeitura chegou a celebrar contrato com uma instituição para organizar o concurso e abrir inscrições em 2015, mas o certame foi anulado pelo Tribunal de Contas do Estado, em decorrência de supostas irregularidades na escolha e contratação da instituição, e o município teve que devolver o valor da taxa para quem fez a inscrição.
Em julho do ano passado, a prefeitura de Coité do Noia voltou a anunciar a realização de concurso público e três meses depois oficializou a contratação da Fundação Vale do Piauí para a realização do certame, aós a realização de licitação na modalidade de tomada de preço. No contrato com a instituição celebrado em 25 de outubro de 2019, foi estabelecido que a execução dos serviços começaria em 15 dias úteis e estaria em vigor por 180 dias.
No próximo dia 22 de fevereiro, já completam 120 dias de vigência do contrato. Se até o dia 22 de abril o concurso não for realizado, possivelmente o município terá que realizar outra concorrência para contratar instituição de ensino para promover o concurso.
"Fica a pergunta: quem se favorece com a não realização do concurso antes da eleição? A instituição contratada já afirmou que a culpa não é dela, então está faltando respeito ao princípio da impessoalidade e da isonomia no serviço público", declara o denunciante.
Quando a prefeitura de Coité anunciou o concurso público em julho do ano passado, informou que seriam abertas 94 vagas para 44 cargos dos níveis fundamental ao superior, para áreas administrativa, Saúde e Educação, com salários de até R$ 3.400.
A reportagem tentou entrar em contato com a prefeitura de Coité do Noia, mas sem sucesso.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
