Faltas de energia prejudicam abastecimento de Palmeira dos Índios em todo o mês de fevereiro
Suspensões rotineiras do fornecimento elétrico afetam Sistema Caçamba, em Quebrangulo, responsável por abastecer Palmeira
O fornecimento de água para Palmeira dos Índios, uma das maiores cidades de Alagoas, está irregular durante todo o mês de fevereiro em virtude de faltas de energia quase que diariamente no Sistema Caçamba, situado na zona rural de Quebrangulo.
No local, ficam a estação de captação de água bruta e a Estação de Tratamento de Água (ETA), que dependem da regularidade do fornecimento elétrico para funcionarem. Sem isso, o sistema fica paralisado.
A falta de energia ou a oscilação da tensão elétrica começa por volta das 18h, no chamado “horário de pico”, e dura até a manhã do dia seguinte. Durante toda a noite e a madrugada, portanto, o sistema de abastecimento de água fica paralisado.
Todas as ocorrências são registradas junto ao atendimento da Equatorial Alagoas, concessionária responsável pela distribuição da energia elétrica.
O Sistema Caçamba é responsável por fornecer 30% da água distribuída pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em Palmeira dos Índios. Os outros 70% são oriundos do Sistema Carangueja.
A Companhia lembra que, após o retorno do fornecimento elétrico, é preciso religar as bombas da captação, abastecer toda a ETA e, então, começar o tratamento da água. Em seguida, ela é bombeada da zona rural de Quebrangulo para Palmeira dos Índios para, depois, ser distribuída à população. Todo esse procedimento pode levar até 24 horas.
Enquanto isso, Palmeira segue abastecida somente pelo Sistema Carangueja, o que deixa o fornecimento de água irregular. As localidades situadas nos finais da rede de distribuição, as partes mais altas da cidade e a zona rural são as áreas mais afetadas.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
