Faltas de energia prejudicam abastecimento de Palmeira dos Índios em todo o mês de fevereiro
Suspensões rotineiras do fornecimento elétrico afetam Sistema Caçamba, em Quebrangulo, responsável por abastecer Palmeira
O fornecimento de água para Palmeira dos Índios, uma das maiores cidades de Alagoas, está irregular durante todo o mês de fevereiro em virtude de faltas de energia quase que diariamente no Sistema Caçamba, situado na zona rural de Quebrangulo.
No local, ficam a estação de captação de água bruta e a Estação de Tratamento de Água (ETA), que dependem da regularidade do fornecimento elétrico para funcionarem. Sem isso, o sistema fica paralisado.
A falta de energia ou a oscilação da tensão elétrica começa por volta das 18h, no chamado “horário de pico”, e dura até a manhã do dia seguinte. Durante toda a noite e a madrugada, portanto, o sistema de abastecimento de água fica paralisado.
Todas as ocorrências são registradas junto ao atendimento da Equatorial Alagoas, concessionária responsável pela distribuição da energia elétrica.
O Sistema Caçamba é responsável por fornecer 30% da água distribuída pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em Palmeira dos Índios. Os outros 70% são oriundos do Sistema Carangueja.
A Companhia lembra que, após o retorno do fornecimento elétrico, é preciso religar as bombas da captação, abastecer toda a ETA e, então, começar o tratamento da água. Em seguida, ela é bombeada da zona rural de Quebrangulo para Palmeira dos Índios para, depois, ser distribuída à população. Todo esse procedimento pode levar até 24 horas.
Enquanto isso, Palmeira segue abastecida somente pelo Sistema Carangueja, o que deixa o fornecimento de água irregular. As localidades situadas nos finais da rede de distribuição, as partes mais altas da cidade e a zona rural são as áreas mais afetadas.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
