Família busca meios para que irmãos com doença ocular passem por cirurgia há três anos
Irmãos de 10, 14 e 17 anos correm o risco de perder totalmente a visão, Secretaria de Saúde afirma estar tomando providências
Um casal de agricultores que reside na comunidade sítio Navio, zona rural de Água Branca, há anos luta para que seus três filhos sejam submetidos a cirurgia para que não percam completamente a visão. Daniel José da Silva, 17; Daniela da Silva, 14; e Bruna Santos da Silva, 10, são acometidos de uma doença ocular genética e já estão com a visão comprometida.
Os pais dos irmãos, José Cícero da Silva e Maria Silvaneide alegam que após a descoberda da doença ocular dos três filhos buscou junto a Secretaria Municipal de Saúde meios para que eles pudessem ser submetidos à cirurgia que impede o avanço do problema de visão, e diante da inércia do município, até mesmo o Conselho Tutelar inverviu, levando a situação à justiça. Três anos atrás, em uma audiência em que estiveram presentes os pais e o então representante da Secretaria de Saúde, a justiça determinou que o município providenciasse a cirurgia dos irmãos. Mas ela não aconteceu até agora, e ainda não tem data marcada.
Enquanto isso, os irmãos enxergam cada dia menos a possibilidade de um futuro melhor.
O secretário de Saúde de Água Branca, Antônio da Silva, afirmou que a situação dos irmãos vem sendo acompanhada há anos pela prefeitura e que, inclusive, um deles recebe benefício previdenciário após auxílio da prefeitura.
"Diferente do que foi divulgado, os irmãos não tem glaucoma. Se fosse essa doença, era muito mais simples para a gente conseguir que eles fossem submetidos à cirurgia. Eles têm um tipo de miopia, que é um problema genético. Aqui na região não conseguimos um especialista para tratar desse assunto, o mais próximo é de Aracaju. Só que a cirurgia precisava ser feita pela rede particular e o médico não tem os documentos que são exigidos para que a prefeitura efetue o pagamento", justificou o secretário.
Segundo ele, os irmãos foram já foram atendidos por quatro especialistas e a Secretaria de Saúde está mantendo contato com Hospital Universitário (HU) para encaminhar os irmãos para atendimento na unidade.
Veja também
Últimas notícias
Carnaval: Em menos de 24 horas, MPAL participa de 13 audiências de custódia no Sertão, uma de tentativa de homicídio
Recifes de Alagoas entram em projeto nacional de monitoramento e restauração ambiental
Violência no Agreste: MPAL desbanca álibi e pede prisão de mulher suspeita de matar esposo
Flávio Bolsonaro assina pedido de impeachment de Toffoli
“Maceió Abraça o Mundo”: Estudantes da rede municipal relatam emoção e expectativa rumo a Londres
Mulher morre e outras três pessoas ficam feridas após caminhonete capotar na AL-220
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
