Cidades

[Vídeo] Sem-terra de Arapiraca protestam por atendimento médico na AL-115

Moradores de acampamentos afirmam que não conseguem ser atendidos nos postos de saúde

Por 7Segundos 02/03/2020 12h12
[Vídeo] Sem-terra de Arapiraca protestam por atendimento médico na AL-115
Protesto impediu a passagem de veículos na AL-115 em Arapiraca - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

Sem-terra acampados em Arapiraca fizeram um bloqueio na rodovia AL-115 na manhã desta segunda-feira (02) para protestar contra a falta de atendimento nos postos de saúde do município. Eles atearam fogo em galhos de árvore e impediram veículos particulares de passar até o início da tarde, quando representantes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no local.

De acordo com os manifestantes, as famílias acampadas têm dificuldade em obter atendimento médico. Eles afirmam que, ao procurar um posto de saúde, ouvem que como não possuem endereço fixo, estão fora da área de atuação do programa Saúde da Família e que, por conta disso, não podem ser atendidos.

"Mas a gente mora dentro de Arapiraca, então deveríamos ter o mesmo direito que todos os outros moradores. Gostaria de saber da prefeitura o motivo de a gente ser excluído. Só lembram na hora de pedir voto", reclamou uma das manifestantes.

De acordo com ela, em um dos acampamentos de sem-terra em Arapiraca, onde moram 135 famílias, quatro pessoas morreram devido a falta de atendimento médico. A última morte teria sido de uma idosa diabética, que teve acompanhamento médico negado em posto de saúde. "Só porque moramos em assentamento vamos morrer à míngua?", declarou.

No início da tarde representantes da Secretaria Municipal de Saúde foram até o local da manifestação e conversaram com os sem-terra. Eles informaram que o programa Saúde da Família realmente não tem cobertura em toda área do município e apresentou como alternativa buscar atendimento no 5º Centro de Saúde ou na Unidade Básica de Saúde do bairro Primavera, que implantou o programa Saúde na Hora, que abre atendimento para toda a população nos horários entre 12h e 14h e entre 17h e 20h.

Durante a manifestação, moradores do acampamento localizado no Vale das Águas também reivindicaram a promessa da prefeitura de Arapiraca de pagar aluguel social.

A pista foi liberada pouco depois do meio-dia.