MP recomenda a secretário de Saúde que evite aglomerações na Central de Abastecimento Farmacêutico
A promotora de Justiça, Louise Teixeira, requer a prorrogação automática das autorizações médicas

Diluir o horário de atendimento ao público, ao longo do dia, organizar agendamento, preferindo o cumprimento com grupos pequenos, por ordem alfabética, fazer ampla divulgação nas unidades de saúde e por meio dos veículos de Comunicação. A Recomendação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 26ª Promotoria de Justiça, visa a redução considerável na fila da Central de Abastecimento Farmacêutico (Ceaf), principalmente a aglomeração de idosos e portadores de doenças crônicas.
A promotora de Justiça, Louise Teixeira, requer a prorrogação automática das autorizações médicas para que sejam abastecidos com medicamentos que possam durar, no mínimo três meses. Também foi recomendado que seja feita a entrega de medicamentos, em domicílio, para idosos portadores de diabetes e hipertensão, mesmo que tais medicamentos não se destinem a tais patologias.
O MPE/AL também frisa que, caso a dispensação seja feita nas dependências do Ceaf, a Secretaria de Estado da Saúde, representada diretamente pelo secretário Alexandre Ayres, providencie o distanciamento de um metro entre as cadeiras no setor de espera, bem como nas filas.
Como método preventivo foi acrescentado aos tópicos da Recomendação: a distribuição de máscaras cirúrgicas para servidores e que seja viabilizada a higienização das mãos por eles e pelo público em geral. Alerta também para a higienização do espaço físico com álcool.
A Recomendação mantém o compromisso do Ministério Público de cobrar a melhoria no serviço público para garantir a saúde do cidadão, nesse contexto na tentativa de evitar registros de contaminação pelo COVID-19.
Veja também
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
