Economia

Comerciantes da Rua do Sol descumprem orientações de prevenção ao coronavírus

Na manhã desta segunda (23) o movimento ainda era muito intenso

Por 7Segundos 23/03/2020 11h11
Comerciantes da Rua do Sol descumprem orientações de prevenção ao coronavírus
Na última sexta-feira (20) , a Polícia Militar esteve na Rua do Sol e fechou alguns pontos comerciais - Foto: Ewerton Silva

Mesmo com todas as orientações sobre as medidas de prevenção ao coronavírus, na manhã desta segunda-feira (23) a circulação de pessoas na Rua do Sol - referência do comércio atacadista na cidade, foi muito intensa. 

Na última sexta-feira (20) , a Polícia Militar esteve na Rua do Sol e fechou alguns pontos comerciais que insistiam em descumprir o Decreto de Emergência do governo  de Alagoas que ordenou que o comércio, bares, restaurante e outros serviços fossem suspensos em todo o estado. 

A circulação de pessoas nas ruas nesta segunda-feira, é, em grande parte, devido a  não suspensão oficial da feira livre  - o que deveria ter ocorrido na semana passada.

A suspensão das feiras livres em Arapiraca só ocorre a partir desta terça-feira (24).

Feira-livrre 

Nesta segunda-feira, a feira apesar de não ainda ter sido suspensa oficialmente, a circulação de pessoas foi reduzida. Mesmo assim ainda é um situação grave pois o número de pessoas que se deslocam de outras localidades do interior do estado é bastante significativo. Os feirantes que têm consciência que esse momento é de ficar em casa não armaram as barracas. O número de clientes também estava menor . 

Como uma forma de contenção de pessoas, a Prefeitura de Arapiraca colocou cavaletes na entrada da rua principal da feira impedindo e enviou técnicos da vigilancia sanitária para distribuir folhetos com informações sobre as medidas de  prevenção e o contágio da Covid-19. 

Bancos e filas do lado de fora 

De acordo com o Decreto de Emergência publicado pelo governador Renan Filho, as agências bancárias no estado permanecem funcionando normalmente. E desde as útlimas semanas os bancos tem adotado medidas para evitar a aglomeração de pessoas dentro das agências bancárias. 

A entrada de cliente no interior das agências está sendo fracionada. Somente um número reduzido  de pessoas pode entrar  e  efetuar operações  financeiras.

Após esse grupo sair é que outras pessoas são autorizadas a entrarem nas agências. 

O problema é que essa contenção acaba formando filas nas calçadas e as pessoas não mantêm a distancia mínima de 1,5m para evitar o contato com pessoas que possam estar contaminadas pelo coronavírus. 

Apesar de todas as autoridades de saúde pedirem para a população fique em casa, grande parte da população ainda não entendeu a gravidade desta  pandemia e acaba sendo um vetor de transmissão do coronavirus.