Cibercrimes crescem durante pandemia; veja como se proteger
Especialista dá orientações de como evitar que criminosos virtuais roubem seus dados pessoais e financeiros
Momentos de grande comoção e apreensão, como uma Copa do Mundo ou uma eleição presidencial, geralmente são utilizados como pretexto para cibercrimes. Com a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), não foi diferente. Criminosos virtuais estão utilizando esse momento de incerteza e vulnerabilidade para tentar e roubar dados pessoais e financeiros das pessoas.
De acordo com levantamento da empresa de cibersegurança russa Kaspersky, veiculado no início deste mês, o ataque dos criminosos virtuais a dispositivos móveis subiu 124% em março, comparado ao mês imediatamente anterior.
Uma das formas utilizada pelos criminosos virtuais para roubar dados é a técnica conhecida como phishing. Nela, o intuito é captar informações pessoais e financeiras - nome completo, CPF, número do cartão de crédito e o seu código de verificação - por meio de mensagens, e-mails e links caluniosos.
O vice-presidente de risco da Visa Brasil, Edson Ortega, comenta sobre a natureza desse tipo de golpe. “São golpes feitos em larga escala. Cada cibercriminoso gera milhares e milhares de ataques”, diz. “Eles usam todos os subterfúgios, tanto de contexto e momento, quanto os regulares, de links maliciosos, para roubar informação.”
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
