Sefaz Alagoas institui o primeiro Lab Fiscal do Brasil para incentivar a inovação
niciativa visa fomentar a cultura da inovação, com foco no estabelecimento de parcerias entre o setor privado e público, desenvolvendo um capital intelectual no Estado

Inovando no âmbito fiscal-tributário no Brasil, a Secretaria da Fazenda (Sefaz-AL) instituiu, nesta quarta-feira (20), o Lab Fiscal, que tem como objetivo principal fomentar a cultura da inovação, com foco no estabelecimento de parceiras entre o setor privado e púbico, desenvolvendo um capital intelectual no Estado. A portaria está publicada no Diário Oficial de Alagoas.
O Laboratório de Aceleração de Resultados e Inovação Fiscal é um espaço criativo e colaborativo destinado à cocriação, exploração e testes de ideias, conceitos ou sugestões, objetivando o desenvolvimento e aprimoramento de novos produtos, soluções, serviços ou reformulação de processos de trabalho com o intuito de alcançar maior eficiência institucional.
Dentre outros objetivos estão a abertura de espaço para a participação da sociedade na concepção de projetos inovadores no âmbito da Fazenda pública e apoiar os setores da Sefaz na busca de soluções para problemas complexos, tomando por base metodologias de inovação e inteligência que considerem a empatia, colaboração e a experimentação.
O Lab Fiscal está em busca de parceiras com instituições acadêmicas, da sociedade civil e empresas. Vale frisar que os projetos financiados com recursos do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco) serão desenvolvidos nesse Laboratório.
Sua estrutura física, metodologias, frameworks e ferramentas permitem a implantação de modelos de negócio inovadores e disruptivos. Composta por uma coordenação geral, desempenhada pelo Secretário Especial da Receita Estadual, Luiz Dias; e por Squads, modelo organizacional que separa equipes multidisciplinares para desenvolver determinado projeto, produto ou funcionalidade.
“A ideia é integrar a atividade meio e fim, através de uma metodologia ágil. O usuário do serviço estará no centro da solução, com visão multidisciplinar sobre os problemas, flexibilizando e, ao mesmo tempo, desburocratizando as atividades. A máxima eficiência administrativa acontecerá pela transformação digital”, enfatiza Dias.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
